terça-feira, 3 de abril de 2007

dia a dia...

Depois do maravilhoso email que o João Reis (segundo) me mandou hoje, e que eu publiquei no blog hoje de manhã. Acho que escreva eu o que escrever, vai vos parecer tão interessante como o manual de instruções duma torradeira.
Por isso vou fazer o Blog de hoje, mais tipo agenda do dia, para vocês perceberem mais um bocadinho de como funciona esta aventura.
O Xuxu é o doente da cama B (a tal) da Unidade de Queimados do Hospital de São José. Sendo uma unidade de cuidados intensivos, as visitas são muito condicionadas, ou seja, pode entrar uma só pessoa e uma vez por dia, depois de sair não se pode voltar a entrar, no período entre as 15 e às 19. Normalmente vai a minha irmã num dia e eu noutro.
Normalmente, chego por volta das 15.30, toco à campaínha e pergunto se posso ver o João. Só a mãe e o tio estão autorizados. Mandam esperar e alguns minutos e depois autorizam a visita, aquela parte da fatiota tb já vos contei. Depois entro na Unidade já de touca e máscara (fico lindo) desinfecto os braços e mãos e lá vou eu. No último quarto do fundo está o xuxu. O quarto tem uma ante-câmara por onde se pode ver o bébé através de um vidro e uma porta que dá acesso ao quarto e que às vezes se pode ir até o pé dele.
Normalmente vem sempre uma enfermeira, qual delas a mais querida, que me actualiza do estado dele. Neste dias que não há grandes novidades, ficamos ali a conversar sobre o estado dele, ou, simplesmente a observá-lo em silêncio. Seja qual for o cenário ou o teor da conversa, fico sempre com a certeza que João não podia estar melhor entregue.
Entretanto são seis da tarde e já com as "baterias" carregadas com aquela sensação de tranquilidade misturada com esperança, lá venho eu com a farda azul, muito mais tranquilo, cheio de esperança e informações para nos ajudar a todos a passar mais um dia. Os medos e os pensamentos negativos ficam no lixo, juntamente com a farda azul.
Até amanhã...

31 comentários:

Anónimo disse...

Desta vez a mensagem nao e po joao mas para o tio...nao o conheço pessoalmente e tenho pena plo q ja percebi deve ser uma excelente pessoa!! espero q em breve o joao apresente o "tio manolo" aos amigos q n o conhecem...seria bom sinal e certamente será pa breve ;)
um dia destes ainda vamos jogar golf cm o xuxu pq ouvi dizer q joga mt bem,ele bem diz q o tio e o maior...bem,se puder e se se lembrar diga lhe q a Mariana lhe mandou um bjo mt grd.
até amanhã e força po xuxu!!!

Anónimo disse...

Um beijinho cheio de força para João :)
Não conheço, mas vou conhecer.. Alguem me prometeu!

Beijinho

Rod disse...

esperanca.. :)
Forca Manel..
Joao.. estamos a tua espera
agab

Anónimo disse...

Manu, cheguei agora de Santarém e vejo o blog cheio de fãs... Tas mesmo feito um HEROI pah. Ve lá se combinas é uma almoçarada para irmos ai conhecer a tua famosa "nuvem" e claro, as famosas enfermeiras =P Aquele abraço xuxu***
Tio Manolo, FORÇA, o xuxu merece tudo e muito mais de nós. Abraço.

InesMarcal disse...

João é bom cada vez que volto a Lisboa vir aqui e ver que está a recuperar. É assim mesmo rapaz, passo a passo não tarda estás fino a andar por ai =) Isto foi só mais uma pedra no teu caminho para um dia construíres o teu castelo, não é assim!! =)
Tio Manolo és GRANDE!

Beijinho

Anónimo disse...

Rezo todos os dias para que o nosso Xuxu fique bom depressa. Esta angústia de o imaginar fragil no hospital magoa muito, mas sinto que brevemente ele estará aqui conosco.
Vamos fazer como o tio Manel... Os pensamentos negativos ficam no lixo juntamente com a farda azul. Vamos criar uma energia positiva à volta do nosso belo adormecido... PRECISAMOS DE TI!...

Sempre aqui contigo
Nena (clone da tia)

Unknown disse...

.....pois realmente de touca azul, ficamos todos fantásticos, afinal nessa tal porta que falas, lá estamos todos nós bem do teu lado e bem presentes, transmitindo.te a única coisa que está ao nosso alcance = Pensamento, força, fé, esperança, energia, convicção, determinação, amizade, amor, ternura... e de todos eles uma poderosa energia de regeneração/ recuperação integral do nosso menino.!!!!!!!!!!

Ao estarmos aqui, neste espaço que uniu pessoas tão diferentes, conhecidas ou não, estamos a fazer a diferença, estamos a 100%.....a 1000% a lutar, a ajudar, a apoiar com o mais poderoso elemento o nosso Coração.... e aqui fazemos a diferença, se outros fazem, também nós fazemos!!!!

Com muita serenidade, confiança e força aqui envio o beijinho para o João, para Ti e todos nós!!!!!

Beijinho
ACG*

Anónimo disse...

É facil imaginar-te nessa caminha do hospital com a tua cara serena e doce... isso tranquiliza-me!! Ate assim continuas LINDO!! Tens força e tambem tu dás força ao tio todos os dias!!
Continua a lutar que nós continuamos a fazer esta corrente tão grande que só te pode pôr bom mais depressa!!
NÓS ACREDITAMOS EM TI E NA TUA FORÇA!!
Sempre aqui contigo
Li

_XugarSpice_ disse...

Uma rotina nada fácil.
Mas que todos dias leva força ao João.
Força para os familiares, força para o João.
A esperança está sempre viva, e a recompensa à espreita.
*****************

Leonel de Castro disse...

ola joao..este blog ja fax part da nha rotina..tou em Lamego agr a paxar ferias e vim aki saber notixias tuas...tdx dias vou vir aki pa saber cm tas.. abraxooo grande as melhoras e n te xkeças amigo..DEVAGAR SE VAI AO LONGE..abraxo..as melhooras.. Leonel (primo do lamego)

natenine disse...

O João sempre foi um gajo rijo e ainda para mais ele ta nas mãos de Deus. Vai tudo correr bem! =)

Anónimo disse...

caldas...foi por este nome que te conheci, ja nao podia ouvir o dani falar de ti, o gajo nao se calava. "oh puto tens que ver o gajo a jogar, até te passas, tens que ir sair com o gajo é só miudas". e eu dizia "ta bem ta bem entao apresenta o gajo" e conheci-te passado uns tempos. como bom concorrente n t apresentei miuda nenhuma claro, desculpa la mas ficas a perder nesse aspecto lool! ainda andaste na minha mota umas vezes, todo borrado c medo d cair, tou a gozar, antes comigo que com o dani... pá até que um dia chegas ao maria amalia mesmo à patrão com o smart e tal. a partir daí pareceste um homem novo meu. até à equipa senior foste parar. hoje para saber de ti, tenho que mandar um e-mail para os jornais desportivos, ja és uma figura publica. por acaso vi-te uma noite no abs, tive para te pedir um autografo, mas nao, foste humilde, até foste porreiro, até me deste um abraço, até tavas com uma miuda jeitosa ( ops se e´a tua namorada desculpa - mas nao retiro o que disse). lol lembro-me que ias jogar para a taça com o mafra acho eu. a partir daí n falei mais ctg,so no msn. eu percebo és um gajo mt ocupado, um autentico VIP e sabes como é... todas as segundas-feiras vou comprar o record e a primeira coisa que vejo é o resultado do Odivelas e se jogaste ou não. pá antes para mim era só Sporting Sporting Sporting Sporting agora também sou um bocadinho do Odivelas, tenho lá um amigo a jogar....agora por momentos esqueci-me de tudo o que se passa, soube disto ontem, já tinha ouvido a notícia na televisão, mas nao sabia que eras tu, ontem fui ver o site do odivelas para me pôr a par da tua carreira claro, como faço todas as semanas, e vejo isto. tive medo que fosse mais grave,mas vai ficar tudo bem meu puto. pensa assim meu puto: os meus colegas correm e treinam a semana toda e muitos deles depois nao jogam, eu durmo, descanso, e qnd voltar sou titular, nao acredito que o treinador me mande para o banco!a diferença é q tu nem 20 anos tens, e os outros gajos ja sao todos mais velhos. e pronto tá no papo. por favor qnd tiveres no Sporting e depois no manchester ou barcelona, n t esqueças q ja andaste na minha mota pq acredita q esse foi o primeiro passo para n teres medo d nada no resto da vida. ah olha e já agora acredita q t vai custar mt mais um dia teres q discutir a titularidade c o ronaldo ou o quaresma na selecção do que tares aí. ah pois. mas tu consegues, tu consegues, tu consegues. vá pá grande abraço. pedro palma ferro!

Inês disse...

o dia-a-dia como disse o tio manel ''é um caminho longo e vagaroso e temos de ser pacientes...'' mas é bom saber que estas no caminho certo! “rome wasn’t built in a day”... Mesmo com momentos de espera ... o que importa é que estejas a progredir!Vamos aqui acompanhando os teus passinhos todos!! E a rezar para que dês um sprintzinho e te ponhas o mais rapidamente possível ao teu mais alto nível! E vais-te safar muito mais depressa do que se julga (os médicos não te conhecem, por isso há coisas com que eles não contam... ;P) muitos beijinhos Xuxu...Até amanhaa! ;) P.S- adoro o nome deste blog e que tudo esteja em conformidade!

Anónimo disse...

Perante as dificuldades o meu lema de vida é "Combater, lutar, resistir e não desistir"! Comigo tem resultado muito bem atraindo todas as energias positivas!! Xuxu, gostava que experimentasses! Vai até ao teu subconsciente, e materializa toda a energia que tens acumulada!!! Muita força!!!
Beijinhos enormes cheios de carinho da Tia Cátia (se é que me posso intitular como tal ;))).
A ti Manel, admiro imenso toda a tua força!!! Tens sido um pilar para o Xuxu!!!
À mãe do Xuxu quero transmitir também muita força e carinho! Quando a vida nos atira ao chão é preciso levantar e sacudir a poeira! O Xuxu vai VENCER!!!
Beijinhos a todos
Cátia

Anónimo disse...

Apenas para deixar o meu abraço diario e a forçinha que o caldas tanto precisa !

abr

Unknown disse...

com um beijo cheio de força o pessoal ta todo a tua espera....

beijinho

Unknown disse...

força... joão..... o pessoal ta todo a tua espera..... com um beijo grande da clara amiga da tua mae e tua claro (Clara)

Unknown disse...

estou certa que o joão só pode melhorar porque de cada vez que a mãe são e o tio manel entram aquela porta, não entram sozinhos entram com a força e a esperança de todos nós.
Pró CAMPEÃO
Xana

Anónimo disse...

bom João, embora nao tenha pudido vir à net antes, nunca deixei de te transmitir as mnhs energias e forças positivas nem k tenha sido em pensamento e as noticias foram sempre xegando ate mim para ficar mais descansada... pregaste a todos um grande susto.. aiii! mas ag ja está. E vais ultrapassar isso rapido rapido, porque nós estamos todos aqui para te ajudar e para admirar a tua força e recuperaçao! tenho muitas saudades tuas, as nossas vidas mudaram e criou-se akela distancia, mas que nao apaga nada dakeles momentos k passamos sempre unidos... daquela força que me destes, sim porque tu és forte João Diogo=) vais ser sempre akele amigo, um dos que nao me sai do coração e mesmo longe eu lembro-me sempre de ti, FORÇA QUERIDO!!!
adoro-te e kero q fiques bom rapido rapido pa ver se dá para me levares a dar uma voltinha no carrinho amarelo=P
agora Joao, xuxu, jujuzinho, kaldas... como tu preferires,eu quero ver o teu sorriso em breve, mas um breve muitoooo rapido=)
MUITA FORÇA e obrigado ao titio que dá sempre noticias a nós=)
BEIJO ENORMEE*******

Casanova disse...

Grande joão! Apesar de acompanhar o blog e a tua recuperação desde o ínico so agora ganhei coragem de escrever...Conheci-t atraves da margarida e desde akele primeiro cafe k te achei logo um gaju mt bacano!so tu é que te lembras de chegar á nt ao cafe e pedir á empregada uma feijoada sem couve lol Vê la se recuperas rápido pk ainda tou à espera da desforra no jogo da moeda..GRANDE ABRAÇO!

Anónimo disse...

Não conheço nem o João, nem o Tio Manolo, acompanho a vossa história. Desde esse dia trago-os no meu pensamento diário. Todos os dias.
João, tens o Mundo inteiro a torcer por ti!
Tio Manolo Obrigada pelo seu exemplo de amor e pelas suas palavras que me enchem de ternura.
Amigos do João, continuem com este apoio, tb vçs são um exemplo, e acreditem que são muito importantes as vossas palavras nos momentos dificeis. Obrigada Miudos!
João conta com as minhas orações,
O Nosso "Amigo Lá de Cima" vai-te ajudar! E todos quantos gostam de ti!
"A dor do Amor é tão forte quanto a dor de parto, porque deste nasce a vida, assim como do Amor nasce a VONTADE de continuar a viver"
Uma forte abraço a todos
jbf

Anónimo disse...

João ... es uma pessoa cheia d sorte sabes pk ? pk apsar d teres esta gente tda a apoiar te ;) tens um tio incrivel e cheio d força =)! Gosto do teu tio (mm sem o conhecer) , transmite me uma energia positiva, fico mais despreocupada quando venho aqui e leio o q ele escreve !
UM BJ ENORME E CHEIO DE FORÇA* (para o joao e para o tio manolo) =)

Rude Boy disse...

mais um dia,mais um abraco,mais uma forca ...sempre contigo

Anónimo disse...

Amigo,não escrevo tds os dias,mas leio e sei k se vai passando sempre na esperança de estares melhor!!!um grande abraço do teu mano,rui varão.
P.S-TODOS OS DIAS PENSO EM TI E PIOR,VARIAS VEZES,JÁ TOU A PENSAR EM PASSAR PO OUTRO LADO,TANTAS SAO AS VEZES K ESTAS NO MEU PENSAMENTO,EHHEHEHH,ABRAÇO E AS MELHORAS,MANOLAS!!!

Anónimo disse...

e as noticias de hj? tio manolo estás atrasado nas noticias de hj!

Monica Silva disse...

Só espero que os medos e os pensamentos negativos (que nunca deviam ser negativos, mas sim positivos) fiquem sempre no lixo e que por pouco tempo deixe de usar essa farda...é sinal que ele está melhor. Estamos a torcer por ele, pois tambem sei o que é sofrer e muito, infelizmente. Se não viu o meu comentário, pois foi logo nos primeiros post's aqui deixo novamente o endereço do meu blog: http://cantinhodosdesabafos.blogspot.com

Beijinhos para o João e para o "Tio Manolo"

Unknown disse...

Manel, hoje como em todos os outros dias, desde que soube o que aconteceu com o teu sobrinho, vim à página (ansiosamente) ver se já havia mais (e boas) notícias.Apeteceu-me logo enviar a pergunta: "Então como estão hoje as coisas?"....Mas contive-me....e vou continuar a aguardar que actualizes a informação do teu sobrinho, que mesmo não conhecendo, estou a torcer para que se ponha bem rapidamente!Um grande beijinho de amizade!CC.

Anónimo disse...

bem escusado será dizer q melhor tio o xuxu nao podia ter! um bejinho e força porque o pior ja passou e apartir de agora por mais (que custe a passar o tempo) vai ser sempre a melhorar! ;)

Anónimo disse...

n conheço o dois,mas ouvi o caso do seu sobrinho na televisao...so passei para deixar uma mensagem de força i esperança...gostaria de conhecer os dois...rapaz cheio de garra i o tio convicto!!


aki vai uma mensagem de boas melhoras

iko disse...

TIO, SANTO TIO MANOLO :)

Anónimo disse...

Olá, hj comprei a revista Sábado e quando li a notícia que desconhecia fiquei sensibilizada com o que aconteceu ao João e senti necessidade de vir visitar o blog para saber mais sobre ele...Depois de ler algumas mensagens do seu tio, achei que deveria escrever algumas palavras de apoio para o João e para os seus familiares, em especial o seu tio. Vou seguir as notícias do João, apesar de ñ conhecer, penso que ele deve ser um rapaz cheio de vontade de viver e isso é fundamental para a sua recuperação.

Continuem com toda a esperança porque ele vai recuperar e voltar a ser a pessoa que voçes adoram...