quarta-feira, 11 de abril de 2007

A Carta da Joana

"Olá Manel,
A vossa história ajudou-me bastante a entender (mais ainda) o valor da vida, das relações humanas, do amor, da entrega, da amizade…Obrigada eu!
Digo-lhe, sem duvida nenhuma, que apesar da força que o João tem demonstrado, e da onda de solidariedade e amizade que tem tido á volta dele, as Orações que chegam do mundo inteiro mostram-nos que há Mais Alguém, lá em Cima, a olhar por ele e por vocês todos com imenso Amor. Como eu costumo dizer, “O nosso Amigo lá de Cima”!
É incrível, como o João, 19 anos, num Hospital em Lisboa, tem milhares de pessoas dos 5 continentes a rezar por ele. Podem chamar-lhe energias, boa onda, etc. Eu chamo-lhe Fé. Ao apelo de oração respondem desconhecidos, ricos, pobres, doentes, escrevem em muitas línguas… digo-lhe mesmo Manel, para mim foi uma surpresa. Nunca pensámos nas proporções que esta “Onda” iria tomar… e Agora é um “Tsunami” que não vai parar…!
Ao ler todas as mensagens que vão chegando também eu vou aprendendo que a Humanidade tem futuro! Que vale a pena viver, mesmo com problemas, mesmo doentes… As suas palavras e a vossa história assim o demonstram!
Eu estou doente, há alguns anos, e o facto da minha família e dos meus amigos nunca terem “desistido” de mim, de não terem deixado de acreditar, que apesar do sofrimento e da dor o “mundo precisa de mim”, que todos precisam de mim, dá-me forças todos os dias para enfrentar a vida e todos os dias que nascem de maneira única e diferente. Cada dia que passa é para agradecer, mesmo sem saber como vamos acordar no dia seguinte.
Cada minuto da vida do João tem sido um milagre. Não sei se o Manel tem Fé, eu, como percebeu tenho.
Sem me querer alargar muito mais nas palavras queria contar-lhe que a Madre Teresa de Calcutá que foi uma mulher que dedicou a sua vida aos pobres, aos mais doentes, aos mais abandonados e sozinhos, um dia quando lhe perguntaram como é que ela definia a sua vida de dedicação aos outros ela respondeu: - “ Eu sou uma caneta, Deus pegou em mim e está a escrever uma carta de Amor ao Mundo”
Manel, Deus pegou no João, em si, e na sua família e fez o mesmo. Porque a vossa história, apesar do terrível sofrimento, e de um momento que todos queríamos que não tivesse acontecido, estão a escrever uma “Carta de Amor ao mundo”, são todos intervenientes únicos e exemplares! Mas a grande “Carta” tem no seu conteúdo dois grandes intervenientes – O João e o Manel! Neste momento os destinatários são todos aqueles que diariamente lêem os vossos momentos no Blog…! Incrível!
Desculpe a “beatice” mas tinha que lhe contar isto… J
Manel, conte sempre comigo!
Mesmo não nos conhecendo (um dia espero conhecê-lo) temos a felicidade de sermos os dois amigos de uma pessoa maravilhosa, que também escreve histórias, e também ela “escreve a sua História de Amor”, a nossa querida Laurinda. É ela que também me vai dando noticias. As boas, as menos boas, sempre com aquela calma como só ela consegue, com aquela paz..!
Continuo a rezar e tenho muita Fé de que o João vai vencer a batalha!

Um grande beijinho para toda a família,
Um muito especial, de obrigada, para si!
Joana"

17 comentários:

Anónimo disse...

VALE a pena viver por ISTO! nao, a humanidade nao esta perdida, ainda ha muito amor, solidariedade e compaixao, por ai. vale a pena viver e saber que n estamos sos, vale a pena para sentir. QUE BOM QUE BOM QUE BOM, que nos Homens ainda conseguimos mostrar o que de mais puro e bonito ha em nos.

este blog EMANA energia positiva.

'dont worry about a thing, cause every little thing is gonna be alright'

Anónimo disse...

Há pessoas q se agarram a uma força superior,que acreditam num Deus,têm Fé em algo transcedente...eu por acaso não sou católica,respeito tds as religiões e opiniões,e sei q cd um vai buscar força nos momentos mais dificeis onde consegue!!
Sinceramente,é me impossível negar q nunca pensei nesse Deus porque já dei por mim inconscientemente, a olhar p cima e a dizer "va lá por favor,(meu Deus)" e sem dar conta estou no meio do que eu tantas vezes digo q n acredito...bem,quero dizer q apesar de n "acreditar",respeito e talvez ficarei sempre a espera de um sinal q me faça ser devota e ter Fé no "nosso Deus".
mas o fundamental e o que quero transmitir é q nas recuperações,o essencial,são as pessoas que nos apoiam e q nos dão força, q não saiem do nosso lado, são os amigos e a familia,os medicos e os outros casos de sucesso q nos são dados cm exemplos...que nos dão a tão necessitada força de vontade de superar!!n quero de maneira nenhuma subvalorizar o poder da mente e mais uma vez da Fé!! A nossa força interior é muito importante,cd um vai busca la onde quer e pode...eu sei q tu joao tens imensa força,e cm o teu super tio,familia e o apoio de tds nós e se precisares de Deus,Ele há de te ajudar "pq tu es um bom menino" e vais conseguir vencer,mas tudo depende de ti e da maneira cm vais encarar esta situação...n duvido um so momento em cm vais ultrapassa-la cm tranquilidade;)
bjo grd e passo aqui mais tarde pa saber as novidades de hj...

Unknown disse...

Para a Joana!

Foi muito atentamente que li esta sua "carta", palavras de sabedoria que nos preenchem a Alma e nas quais sentimos a sua inabalável Fé!

A Vida encarrega-se de nos relembrar, nem sempre da forma mais fácil, dessa força interior que existe em cada um de nós, e que alguns passam ao lado...até ao despertar dessa consciência... afinal é fácil ser optimista e ter fé quando tudo corre bem.

Neste blog que faz parte das nossas vidas, nasceu este Tsunami de Energia e de muita Fé, aqui chego todos os dias com um inabalável Acreditar que a seu tempo o nosso João vai estar a 1000% e tudo isto será uma prova e uma valiosa lição de Vida sobre o sentimento mais nobre - Amor!!!! sobre nossa ilimitada capacidade de dar o melhor de nós!!

Um enorme beijo de coração e Uma enorme Fé.

ACG*

Unknown disse...

cont. by ACG

Frases que nos fazem refletir:

" Acho que os místicos e os sábios do passado tinham razão, quando diziam que as maiores dificuldades da Vida são, na verdade, as maiores bênçãos, pois ajudam-nos a tornarmo-nos pessoas mais profundas e abertas para uma experiência de Vida mais vasta. As crises desencadeiam sempre avanços"

porém

"Encara os factos como uma criança pequena e está preparado para abdicar de todas as tuas noções preconcebidas. Segue humildemente todo e qualquer abismo a que a Vida/Natureza te conduz, senão nada aprenderás”

T.H. Huxley

Grande Beijinho
ACG*

Inês disse...

e de facto incrivel o tsunami que se gerou a tua volta! tu provavelmente ainda nao tens noçao das proporçoes. Mas nao sei se sera assim tao surpreendente.. é por seres o "xuxu" de miudo que es!! digo-te eu que te conheço e sei que o mereces... e é por isso que moves o mundo contigo! é por isso que tens tanta gente contigo e a viver o que se passa contigo como podem! e isso faz valer a pena a luta mm nos piores momntos!! lembra-te smp disso!
tens tudo para recuperares da melhor maneira... e sei que vais aproveitar todas as oportunidades como sempre fizeste, agora mais que nunca!
sem saber muito bem se existe uma Força Divina a intervir, sei que tambem eu de alguma forma, consciente e inconscientemente, tenho Fé... nao sei se em Deus...e se por isso poderei eventualmente usar essa palavra... mas acho que é isso mesmo! Fé! Tenho uma esperança enorme que tudo vai dar certo e acredito na força interior do querer e na dedicaçao!
e eu acredito cada vez mais que vais conseguir superar este rochedo que te apareceu no caminho!!
o que é maravilhoso, e uma liçao para mts que ate nem te conhecem, são os contornos que esta historia adquiriu...fruto da relação extraoridinaria que tens c o teu tio, da sua dedicaçao e da força que tens!

Um beijo do tamanho do mundo para ti!

Anónimo disse...

Este miudo merece ter o mundo a olhar por ele...
FORÇA CALDINHAS!!
FORÇA TIO MANOLO!!

DGacia disse...

Pessoas como a Joana - e como o João - fazem-nos perceber o valor da vida. Andamos tão preocupados a correr como loucos - quase sempre sem saber para onde porque não ha tempo para pensar no caminho - que nos esquecemos da única coisa que vale a pena: os outros, aqueles que amamos, que nos fazem rir e que nos comovem até às lágrimas.

Nenhum Homem vive sem outro a seu lado. Pode sobreviver, mas nunca viver.

Este tio Manolo é capaz de ser a pessoa que eu conheço que mais sabe sobre as prioridades da vida.

Ele e o João têm muita sorte em pertencer um ao outro. E nós também temos muita sorte em conhecê-los.

Todos os dias peço o melhor para ti João. Um grande beijo de força.

Anónimo disse...

Nada tem mais valor que a nossa propria vida, apesar de tudo o que possamos pensar ou desejar, eu sou um ateu crente em alguma coisa, ou talvez um desconfiado crente em algo, nao me entendo a mim mesmo, mas nao querendo entrar nessa area, eu fui educado ha moda antiga, acreditando no melhor que as pessoas teem, e de facto este tsunami prova que nos bons, e nos maus momentos existe amor, existe uma força dentro de nos para apoiar o proximo, e de facto aqui se ve.
João melhora que tens o mundo ha tua espera..

Anónimo disse...

Pois é....a vida.a energia aí está.agora com um testemunho de uma grande MULHER..Joana é o seu nome..
Na vida de cada um há uma história.uma doce ..outra mais amarga..mas de uma coisa não nos podemos esquecer.ESTAMOS VIVOS.
o João, o Manolo, a Li e todos estes que aqui vêm escrever,ler,sentir concerteza que estão felizes porque a condição humana ainda se sobrepõe a tanta coisa..
P.S.João o 25..numero da camisola do odivelas sad...por acaso o meu numero da sorte...o teu tio Manolo..já é mais conhecido que o Manolo do Bombo..o espanhol o da selecção..este nosso Manolo representa e comanda a selecção dos teus amigos.
joão reis de lvelha

Anónimo disse...

tal cmu tu joana... eu rezo tds os dias por ele e acredito com tdas as minhas forças que ele vai conseguir, pk apsar d nao o conhecer ja tda a agente viu o forte que ele é =)! a tda a gente que conto a historia dele vejo o que disses te, que a humanidade nao esta perdida, que ainda ha muita força e muito amor para dar mos uns aos outros!
eu,cmu ja disse, mm sem conhecer o joao ja m sinto muito ligada a ele e tou ansiosa para conhecer melhor esta pessoa que me faz vir tds os dias aqui para saber cmu ele esta, q me faz ficar feliz se leio q esta a recuparar e que me faz ficar tristinha cada vez que leio alguma coisa menos boa! beijo para a joana e para o tio manolo! E UM BJAO DAQUELES ENORMEEES PARA TI GATOOO *

Unknown disse...

"Mãos dadas


Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas"

"Carlos Drummond de Andrade"

Todos de mãos dadas nesta inabalavél e ilimitada fonte de força para o joão

Xana

Leonel de Castro disse...

bem..Caldas.. com este apoio todo se n te poes fino depressa..ui..ui... grande comentario da JOANA.. força caldas e ve se melhoras rapido.. abraxo e força
o tio manolo e o maior..

Anónimo disse...

Que bom ver que existe tanta tanta gente a torcer, a pensar, a rezar pelo nosso Xuxu... Obrigada Joana por ter fé... Nós tb torcemos por si!!!

iko disse...

+ UMA AMOSTRA DE DO QTO O JOAO E IMPORTANTE PARA TODOS NOS. MANO PÕE-TE BOM DEPRESSA... AQUELE BEIJO... IKO@

Anónimo disse...

Eu ainda acredito nas pessoas e ainda mais quando leu cartas como a da Joana, vejo pessoas como o TIO e vejo o João.

Acredito que se todos acreditarmos este MUNDO pode ser muito melhor...independentemente da cor, religião, sexo...

Acredito que o JOÃO vai melhor, acredito que a JOANA tambem...acredito que se eu não cosneguir, serão os meus filhos a lutar por um mundo melhor.

E acima de tudo acredit que este blog permite nos ver que todos ainda temos algo de puro dentro de nós.

Obrigada TIO, JOÃO e JOANA por existirem.

Catarina

Anónimo disse...

Um beijinho de força tb para a Joana. Obrigada por partilhar a sua história e obrigada pela energia positiva

Anónimo disse...

Há muito tempo que não lia um blog tão humano. Há muito tempo que não chorava com palavras escritas com o coração, de nomes com caras que não conheço. JOANA a sua ternura mudou a minha vida. A sua Fé vai ajudar muita gente, em especial o JOÃO.
Obrigada JOÃO Pela força que estás a dar ao mundo.

De facto a VIDA tem valor independentemente da idade, cor, religião, homens, mulheres, novos, velhos, saudáveis, doentes...

Vivemos numa sociedade que NÃO olha para os mais fracos, para os mais pobres, para os doentes. Uma Sociedade onde tudo parece, ou tem que ser, rápido e descartável, todos bonitos, magros e saudáveis!

Mas, de facto, esta história acordou-me de um "sono" em que eu própria me deixei adormecer. Abriu em mim o sentimento de solidariedade, e cá dentro a alegria de voltar a sentir que tenho Fé, que Deus existe e está bem presente entre nós.
Obrigada Joana. No dia em que li a sua carta revoltei-me com a vida que tenho levado. Com a indiferênça que tem marcado os meus dias, a minha rotina apressada,o trabalho como prioridade, andar vestida na moda, a falta de paciência, quando afinal tudo isso de nada me serve... Onde estavam os meus valores? Como me deixei levar desta forma? Como tenho tratado os que me rodeiam? Será que tenho dado atenção aos amigos que sofrem e estão em dificuldades, ou que precisam de companhia..? Quem estará sozinho? Quem precisará de um telefonema, de uma visita, de conversar...?

Senti necessidade de entrar de novo numa Igreja, de ouvir o meu coração. Ao fim de muitos anos voltei à missa. E mudei. Rezei pela Joana, pois também ela o fez pelo João que não conhece. Rezei pelo João seguindo o exemplo da Joana. Digo-vos que foi a sensação mais estraordinária que alguma vez tive.

Levei um "banho" de Fé e Esperança, numa altura em que tudo no Mundo parece perdido...!
Obrigada do fundo do meu coração, Joana, João, Tio Manolo.
O Mundo precisa muito de voçês...
Sortudos de quem os acompanha e tem a sorte de os abraçar. Abençoados os que partilham a vossa Vida. Aqui de longe, terão mais alguém que os acompanha e com voçês aprende a viver, com voçês aprende como o posso tornar melhor, de uma forma simples, humana, com Amor, Sem desistir!

Sorte a minha de ser "destinatária" deste blog...
Um sentido e comovido abraço
Helena