quarta-feira, 25 de abril de 2007

Descanso merecido...

Já não é a primeira vez que amigos meus me perguntam, como é que uma pessoa que nunca escreveu nada vida, consegue chegar aqui e escrever este blog todos os dias. Haja notícias ou não...
A verdade é que, desde que o Xuxu teve este acidente, passo os dias e grande parte das noites, já sabem que dormir não é o meu forte, a pensar nele. Como sempre me recusei a pensar coisas más, sempre me esforcei para me lembrar de coisas engraçadas, felizmente há imensas e tornou-se mais fácil chegar aqui e partilhá-las convosco.
Admito que quando sózinho não conseguia, vinha ler o blog vezes sem conta, e o vosso optimismo era contagiante. Pensava: "se estas pessoas nunca duvidam que ele se safe, não faz sentido que seja eu a fazê-lo". A verdade é que os dias foram passando, lentamente é verdade, mas o Xuxu foi mostrando que tínhamos razão em acreditar nele.
Hoje esteve quase sempre a dormir, a sua bela sesta, que ele tanto gosta. Ao olhar para aquele sono de descanso, percebi que era egoísmo querer que ele acordasse. Nenhum de nós imagina o esforço que ele teve de fazer para viver.
Lembro-me por exemplo de na primeira semana, o ritmo cardiáco dele estar sempre acima das 130 batimentos por minuto. Era sufocante ver o coração dele bater àquele ritmo, dias e dias sem abrandar. A respiração dele esteve semanas acima dos 40 ciclos por minutos. (nós temos em média 16). Coisas que nos cansam só de imaginar, quanto mais passar por elas, ainda por cima com a gravidade de todas as outras lesões.
Não me importo que ele descanse e que deixe a máquina ajudá-lo a respirar mais uns dias.
O Xuxu travou sózinho, uma batalha contra muitos, e como tal o seu descanso é mais do que merecido.
Abraço

26 comentários:

Anónimo disse...

Um grande beijinho para si MANEL, k tem demonstrado ser um grande homem e um grande tio!é bom ver a cada dia k passa as boas melhoras do João, ele k sempre teve uma grande força de viver, e a prova esta bem a vista!para ti João um enorme beijo e muitaaaa Força!!!

nobre disse...

Tal como o manel (apesar de ser diferente, eu nao conheco DE TODO o joão), depois de ler este blog e os comentários de todos, foi-me impossível acreditar que alguma coisa de mal lhe fosse acontecer. Por isso, sempre que preciso de levar um banho de optimismo, venho aqui e embebedo-me com os seus textos e comentários de outros. A sério que vale a pena. E depois a preocupação que ganhei mesmo por uma pessoa 'estranha', agora será impossível desligar.

Descanso MAIS que merecido

beijinho manel
rita

Anónimo disse...

ehhh la fui a primeira, mas esta gente ta a dormir ou ké?!!looool bjs pa tds k aki vem!ass: Filipa

Anónimo disse...

as vezes conseguimos ser muito egoistas...neste caso qd gostams demasiado de certas pessoas e de tanto querermos uma cs nem pensams q essa cs a possa fazer sofrer!! mas o q interessa ag e q ele esta cd dia melhor e um soninho repousante ajuda sp bastante...nos tais progressos silenciosos!!
força joao e um grd bjo
ate amanha;)

Anónimo disse...

Um beijo enorme pa si Tio Manolo!
Temos q acreditar, e muito mais qndo se trata d um rapaz como o João q merece viver muito mais =) alias ele tem um longo e belo futuro pela frente!=)
=) e ele mostrou q mais q ninguem é um grande lutador =) ****

tiago trankau disse...

sim batalhar tdos os dias km tu batalhas nao é facil mano,sim deskansa bem pa kdo sair daii saires em alta,aliaz tu andas smp em alta,tirando este kontra tempo,mas passas isto na deskontra msm...força porkinho recupera rapido i bem...akele abraço i akeles bjus**** força mano

Unknown disse...

Fico feliz por ti, pelo teu Xuxu e por este belo desfecho que se aproxima a passos largos. Na verdade, apesar de perceber a gravidade do que aconteceu (assim que o soube, que foi só 1 semana depois) só me começo a aperceber da verdadeira dimensão das coisas quando partilhas estes "pequenos" pormenores acerca da situação do teu João...És uma pessoa muito forte e corajosa e fico muito feliz de ver o tamanho do amor que tens por ele! É algo que, apenas por "observar" e "sentir" me deixa MUITO feliz! Um grande beijinho e a continuação das rápidas melhoras...
P.S.-> Ainda continua a ser, esta página, a 1ª que abro assim que me ligo à Internet, quando chego a casa :) Mas agora com a ansiedade mais controlada :) É uma questão de dias, ele estar junto de ti e dormires MENOS ainda, para que possas estar sempre de olho no teu menino ;)

Magnata dAjuda disse...

E porque tens uma vida inteira pela frente e porque és um puto adoravel é com alegria que todos os dias vejo estas palavras do teu tio Manuel que tantas vezes me deixam emoções tão fortes e agradaveis.Felizmente sei que estás a ter todos os cuidados do mundo e o Sr jaiminho(grande homem) tb me vai dizendo algumas coisas.Estou a ficar em pulgas para te poder ver meu puto,miudo que em tão pouco tempo cativou a minha amizade com a sua irreverencia e simplicidade.Manuel tu tens sido fantastico pela consideração e respeito que tens pelos amigos do puto,da minha parte é um prazer muito grande todos os dias vir aqui e ler as tuas palavras sinceras acerca do estado desse puto traquinas.Abraço grande do Vasco Varão

Rod disse...

eu sempre quis acreditar que ele se safava.. obriguei me a pensar assim.. pessoas como o joao nao podem partir assim..
fazes muita falta hermano..
volta...
serenamente a tua espera :)
agab @@@

Unknown disse...

: ) Estamos Contigo Manel!!!!! De Coração estamos Contigo!!!!

Como dizem, a união faz a Força!!! e aqui está a prova disso mesmo.

Estamos todos no mesmo "Barco" e vamos lá chegar todos os juntos, quando o nosso Xuxu, estiver de regresso à sua casa, de volta para bem pertinho de Ti , pleno de saúde, boa disposição e muita tranquilidade!!!!!

Todas as palavras escritas até agora, serão maravilhosamente apreciadas pelo nosso menino, no momento certo mas, sempre foram muito destinadas a que nesses momentos de que nos falas pudesses aqui recarregar baterias de optimismo, fé e muita confiança!!! e de que ao lado de todo o trabalho da equipa médica, estão pessoas maravilhosas empenhadas em caminhar ao teu lado, empenhadas em dar vos a Maior Força que possas imaginar - Energia!!!! .... dos nossos desejos, pensamentos, preces, orações... todos os meios de podemos alcançar, para que esta recuperação integral do João, que está a acontecer, fosse a realidade que é e que continuará a ser!!!!

Quando falamos ou escrevemos com o Coração tudo fica mais fácil, o texto flui falando ou escrevendo...aqui foi sempre o teu Coração que esteve presente, que nos fala do que acontece, que nos emociona na nobreza dos sentimentos e dedicação e nos faz até sorrir quando alia ao Amor o Humor.
Parabéns Manel por Seres quem És!!!!!!! Força!!!!!

Nunca baixar os braços, mesmo que para além do obvio pareça ser a acção mais racional....e nunca subestimar o lado mais emotivo, onde moram as nossas emoções e onde reside a nossa Fé a nossa infinita fonte de Energia = o melhor de Nós!! o melhor de cada um de Nós!!!

Para o João, é essencial Dormir... os bebés crescem enquanto dormem. O sono tem uma grande capacidade regeneradora quer física como emocional e é isso que o nosso João está a fazer de forma exemplar: recupera a sua vitalidade, a sua saúde enquanto dorme nessas sestas, ganhando ainda mais energia para rapidamente poder estar de regresso à sua Vida normal...... é realmente merecido!!!! Parabéns João!!!!!! Estás a ser Brilhante !!!!!! Já falta muito pouco!!!!!! é só mais um bocadinho, acredita!!!!! e logo, logo vais poder receber mais visitas, ler o blog e com tanta animação e emoção o tempo vai voar!!!!!!

Acredita Sempre!!!

Grande Beijinho de Coração!!!
ACG*

Anónimo disse...

Tal como muitos tambem eu não conheço o João, mas como mãe penso muitas vezes na mãe do João e no tio (que é como uma mãe para ele). Fiquei muito felliz por ver as notícias dos últimos dias e dei por mim a pensar no que diria a um filho meu quando o fosse visitar e o visse tão melhor....

Sorriu até à alma,
uma alegria sem fim,
saber que estás melhor,
que vais olhar para mim,
e então sentir o calor,
de quem sempre disse SIM!
O João é um vencedor!
É com todo o meu amor,
que para ao pé de ti vim.

Anónimo disse...

bartolinho to a gostar de ver e de saber k te andas a esforçar, assim é k é cada dia k passa é um jogo ganho, e como o tio manel dix e tem tdo a razao em dize-lo mereces descansar...continua pk to a ca fora a tua espera pa ires conhecer a minha casinha nova e do joao..bjufax grandes pa ti , po tio manel e pa tua mama k tem sido pessoas ESPETACULARES..

Leonel de Castro disse...

hoje.. e desejar uma boa sesta ao nosso caldas.. e continuaxao das melhoras..
e po grande tio manolo um abraxo do tamanho do mundo pk pelo k ta a faxer merece isto e mt mais.. um muito OBRIGADO..
abraxoos

Anónimo disse...

Johnny ve la se despachas masé esse tubo porque ate la tenho que ir inventado uns pretextos para estar mais "perto de ti", esta noite obriguei uma amiga minha a ouvir-me a noite inteira!Tivemos a noite inteira a rir-mo-nos das historias que eu lhe contei sobre os momentos memoraveis que ja passamos juntos! E como quando se fala de ti so da para rir passamos a noite inteira naquilo! Desde o yaris ate as supostas cervejas que o dionisio te ia pagar, as corridas la nas piscinas etc etc etc loooooool Risadas e + risadas foi o que tu sempre nos proporcionaste!
Conclusão: é mais um a torcer por ti, e menos uma noite que falta para voltar tudo ao normal!

João, volta que as saudades apertam e so te queremos de volta do nosso lado onde sempre estiveste! Um abraço grande e "tranquilo"!

Manel: a força é mutua se tu sem nós não tinhas forças, nós sem ti muito menos! o que vale é que a nossa fonte da-nos boas noticias a cada dia que passa --> O nosso big xuxas loool

Ass:klementes
Isto do melhor marcador continua a dar que falar o que vale é que continuo destacado na liderança!Mas amanha marco mais um golinho "Facil"... =p

eugenia (mae do rodolfo) disse...

Hei CALDINHAS!!!
Cá estou a escrever mais umas palavras que não contam muito para essa FANTÁSTICA recuperação, mas é como se nos víssemos todos os dias, com piscadelas ou sem elas!
Agora vem o seu TIO "GRANDE GRANDE MANEL" dizer que se não fosse o blog não tinha conseguido sobreviver!!! k nós assim k nós assado!!!
Oh Caldinhas diga lá ao TIO Xu, que nós sem ele éramos UM BARCO COMPLETAMENTE À DERIVA!!!
Ele é que nos conseguiu transmitir esta BOA ONDA que nos foi dia a dia animando !E CONSEGUIMOS CHEGAR ATÉ AQUI!
Mas atenção isto não é para todos.Tudo isto só resultou mesmo porque falamos de UM BAMBINO DE OURO, que claro é o Caldinhas e de UM TIO?????????
OH MANEL DONDE LHE VEM TANTA FORÇA???????
Vamos GRANDE CALDAS (VERDADEIRA FORÇA DA NATUREZA)vamos a sair daí , em grande estilo!
MTAS MTAS SAUDADES, Também quero o tal ABRAÇO mas espero pela minha vez!
GRANDE ABRAÇO MANEL (OUTRA FORÇA DA NATUREZA)

P.S._MÂE Caldinhas beijinhos, até deu para sentir aquele abracinho que recebeu do seu querido menino

Inês disse...

vais confirmando as nossas certezas a cada dia que passa!;) granda joao!! o descanso é merecidissimo!!!! a dormir a dormir "o nosso menino" vai tomando bem conta do recado ;) alem de ajudar o tempo a passar, que por si só já é precioso.. o descanso permite restabelecer as energias que tanto precisas e tao bem tens utilizado!! e tb com essa resistência seria impossivel duvidar, por um segundo que fosse, da tua recuperaçao perfeita! como se tem visto ta a ser surpreendente!! e tao forte cmo a certeza de que vai ser mt mais breve do que se esperava, é de que és um campeao!! portanto é "facil"!! ;P confiaa ;) FOrçaaaaaaaaaaaaa!!
Precisamos de ti e da tua tranquilidade!! e olha.. eu hoje precisava d te retribuir uma msg q recebi lá para 19 d novembro..n me esqueço! fico-te a dever essa! ;P um grande beijinho! e DORME BEM!

Anónimo disse...

Acho que o Tio Manolo tornou-se um ideal de tio que toda a gente quer ter a seu lado. Apesar do João ser o grande herói desta história não podemos esqueçer como foi incansável este GRANDE TIO e esta GRANDE MÃE. Muita força!
João, estamos juntos por ti e para ti!
Beijo
Tania (S.Mamede)

Unknown disse...

Eu acho que nós todos os dias quando chegamos ao blog esperamos ler que o joão já está sentdo a falar que vai sair do hospital amanhã e coisas assim do género, mas a realidade é que o nosso João está muito melhor é verdade mas ainda tem uma grande luta pela frente, luta essa que vai vencer sem qualquer sombra de dúvidas, mas uma luta qualquer das formas.
Por isso temos que deixar o nosso joão dormir para recuperar as forças necessárias
Um Beijo enorme
Xana

Anónimo disse...

Nunca devemos duvidar da força interior que um jovem no auge da sua adolescência tem para sobreviver,sempre disse ao tio Paulo e tia Isa ELE É FORTE ELE É ATLETA TEM TUDO A FAVOR DELE.Travou uma grande batalha e como tal agora está no merecido descanso do guerreiro.Força aos três.
helena

Anónimo disse...

Sim, foi e é uma batalha!
É um pequeno herói com uma grande história!

Continue a ser esse tio fantástico e sempre com pensamento positivo, pois a vida tem de ser levada assim, com um sorriso!

Força!*.*

DGacia disse...

Querido João:

Esse sono é mais do que natural. Poucos de nós imaginarão o esforço que tu fizeste para ganhar esta guerra.

Claro que tens grandes aliados - a tua mãe, o teu tio, a tua família, os teus amigos, os teus admiradores (como eu), os médicos - mas a grande batalha foste tu que a travaste. E quase de certeza que foi a maior da tua vida.

Agora, esses olhos azuis vão ser ainda mais belos porque traduzirão seguramente a imensa força que tu tens.

Um beijo enorme para um rapaz incrível.Tu.

Mangueira disse...

Grande Manel...é bom saber que o nosso Joao passou o dia a descansar e está a recuperar! Por isso, a mensagem hoje é para ti...Grande Manel, nao imagino a relaçao que possas ter com o Joao, a vossa proximidade, não só como tio mas também como um dos melhores amigos de que ele mesmo me falava! O que voçes sao e ele me contava que, as historias que me contava, das quais como se diria "me partiram o osso" a rir...Grande, tens um pequeno Grande Homem! Quero tambem agradecer-te pelo facto de nos manteres actualizados sobre a saúde do teu e nosso Xuxu...Aqui, longe, dói muito não poder comentar as saudades que sinto do Joao com amigos...Muito obrigado por tudo...tios como tu, sao raros! Quando esse campeão sair daí temos de ter um jantar daqueles que duram de uma noite ao dia seguinte...mas por favor nao o façam sem o Mangueira...OBRIGADO, MANEL...UM SENHOR ABRAÇO, CAPITAO...tenho de ir para a faculdade!

Anónimo disse...

a amiga do klementes q o "aturou" a noite toda a ouvir historias sobre ti sou eu! a tal que "passa a vida nos cafes" segundo a tua pessoa.. pois pois a comentar me mal eu viro as costas :p
so ontem qd tive c o pedro soube mesmo o q se passou.. e soube tb da existencia de um blog e soube tb q td a gente venera o teu tio lool e ontem comecei a ler o blog e hj vim ler os textos tds do teu tio ate ao fim.. manel agr para si: percebo pq e q td a gente o "venera" cm me disse o pedro.. e uma pessoa fantastica e tem uma força gigante parabens e continue c esse espirito pq e assim q o joao e os amigos dele precisam de si! força :)
e para ti joao va.. um abracinho.. :p (fazes comentarios de mim nas minhas costas olha.. so mereces um abracinho :p) o pedro ja me disse q tenho de te conhecer e pelas coisas tds q ouvi ontem ja tou ansiosa pq sei q vai ser de chorar a rir tar ctg ;)
melhoras rapidas beijinhos

Anónimo disse...

tenho inveja de ti bonitao =p quero um tio cmo o teu ;P ! joao e tio manolo, 2 pessoas incriveis e fortes!
e tem tda a razao, nos sempre acreditamos na recuperação dele, era impossivel nao acreditar, eu mm sem o conhecer ja sou fãzissima desse lindo ;P!
bjo enorme e cheiooo de força para os 2 =)*

Lolipops disse...

Eu tmb quero ter um tio como o Manolo! =)

És um sortudo Xuxu! Ta quase... Mais um esforcinho, mais uma forcinha aqui no blog e la no hospital e ele ta ca fora pr'ás curvas!

Tamos todos todos contigo!

Beijinho enorme*** =)

Anónimo disse...

Sem palavras!
Um grande beijinho
Joana