terça-feira, 1 de maio de 2007

O melhor amigo...

Lembro-me de ser muito novo, não é que seja velho mas já fui mais novo, e de não achar nada bem as pessoas referirem-se a determinado amigo, como: "o meu melhor amigo". Imaginava como se sentiria o desgraçado que estava em segundo lugar, o coitado que se devia deitar todas as noites a rezar para que os pais do "melhor" fossem trabalhar para fora, ou então que os anjinhos o iluminassem sobre o que mais haveria de fazer para conquistar o desejado posto.
Acho que todos nós temos amigos com quem nos identificamos mais ou menos, nesta ou naquela matéria, mas eleger um melhor e remeter todos os outros para segundo posto, não me parece nada justo.
Agora que começam os amigos a visitar o Xuxu, é comovente ver o sentimento que os une ao João. Amigos que se mantêm na fila da frente há mais de um mês na expectativa de o ver. Nervosos por desconhecerem o cenário que os espera, mas conscientes que será provavelmente o mais duro em que alguma vez viram um amigo, chegam-se à frente, armam-se em fortes, engolem as lágrimas e lá vão.
Ontem e hoje, ao olhar para eles percebi que afinal tenho mesmo razão em defender a minha teoria. Todos os amigos são bons, e os dos Xuxu são os melhores do mundo.
O Xuxu está cada dia melhor, já fala muito melhor que ontem e hoje recebeu as visitas sentado na cama. À tarde tivemos uma maravilhosa conversa, quase parecida com as que tínhamos há um mês e meio atrás.
Agora é tempo de recuperar a massa muscular, perdeu imensa, para pelo menos começar a vir receber os amigos à porta.
Abraço

Ps - Não tenham qualquer tipo de pudor em ligar para ir visitar o João, não vos garanto uma hora inteira de visita, mas há sempre lugar para mais um. (914768002)

21 comentários:

Anónimo disse...

Olá João,
Não me conheces, mas tenho acompanhado a tua história desde o primeiro dia. Passo por aqui todos os dias para saber como estás!
Cada dia que passa estou mais contente! Radiante! espero um dia poder mesmo conhecer-te!
Obrigada pelo teu exemplo, força e alegria. Deve ser de familia! :)
Um bj para todos!
Joana

Anónimo disse...

de todos estes 39 posts, muitos foram aqueles que me emocionaram e que sempre me levaram a questionar: o porquê de tudo isto?, ao ler atentamente o de hoje, não obtive resposta a esta minha pergunta mas, tive a confirmação de que o melhor da nossa vida é esta amizade, este amor, este acreditar e confiar, que aqui sempre estiveram presentes.

muito mais segura de que tudo vai ficar, de que realmente só falta mais um bocadinho para poderes voltar para casa e voltares a ter a tua vida de volta: o tio, a mãe, a Joana, o xiquinho, toda a tua familia e todos estes fantásticos e verdadeiros amigos conhecidos e desconhecidos, que aqui dia a dia acompanharam a tua exemplar recuperação, prova dessa força interior que tens.

Para Ti João, um grande beijinho de coração
*

Anónimo disse...

ha amigos e amigos...a partir do momento em q consideramos ou "promovemos" alg a nosso amigo e pq tem de ser especial e podems contar cm ele pa td,caso contrario e apenas um conhecido! isto pq tb concordo q n ha um melhor amigo ate pq n e justo pos restantes, ha sim um grupo de amigos verdadeiros(poucos mas bons) e q cm tds sao diferentes cd um contribui e dedica se a sua maneira na construçao dessa amizade!!
e sabemos q apesar de nem sp estarmos com eles,o mais importante...e sabermos q se precisarmos estarao sp la nos bons e maus momentos;)
apesar de te ter conhecido a pouco tp podes contar cmg pa td...estou ca fora a tua espera e fico mt contente cm a tua recuperaçao!!
obrigada plo teu beijinho...foi recebido;)
um grd bjo pa ti e mt força!!!
ah,vou ver se ha um espacinho livre pa mim na tua preenchida agenda e marcar uma visitinha;)

Anónimo disse...

Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila,que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade barbaridades, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos, nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão...

Oscar Wilde escreveu isto...eu subscrevo.

Lindão, o teu tio resmungão, mas fofo, foi muito sábio no que escreveu sobre os amigos...todos eles condimentam o nosso dia-a-dia de forma única!

Como aposto que estás rodeado de uns médicos(as) bué de competentes e não precisas de mim pra te dar umas picas...tou descansada...mas assim q puder passo aí pra te dar umas beijocas. Boa?

Anónimo disse...

olá borracho,estou muito feliz pelas batalhas vencidas que tens conseguido vencer com algumas dificuldades que só tu poderás dizer o quanto tem sido difícil.
Vou tentar ir ver-te logo que possível.
Mas não me posso comprometer,desculpa.
O Mário e os pequenos principalmente o Rui pergunta como estás,desejamos uma rápidas e boas melhoras.
Que DEUS te abençoe.
Até à próxima!

MARTA MINEZ

Anónimo disse...

Desde que sucedeu este acidente já por diversas vezes tenho pensado nessa historia do melhor amigo e muito por culpa de outros grandes amigos e amigas minhas que desconheciam da existência de um tal de João Reis que era igualmente um dos meus melhores amigos! Perguntavam-me familiares e amigos chegados: "Então mas esse João não faz parte do nucleo duro ou faz!?" e era complicado dizer que Sim que era um dos meus melhores amigos quando nem sequer eles tinham alguma vez ouvido falar dele!O que acabava por fazer para dissipar com as duvidas era dizer: O João é "O" meu melhor amigo!
Na verdade não quero desconsiderar nenhum dos meus outros melhores amigos mas quero te dizer que terás esse titulo com a validade de mais alguns meses... porque ate la és a minha prioridade máxima e consequentemente o meu melhor amigo! e sei que nenhum dos outros se sentirá lesado com isso uma vez que faria o mesmo por qualquer um membro desse tal Núcleo Duro!

Esperemos então que sejas o meu melhor amigo pelo menor tempo possível =D

Ps: Ja que isto é um diário, para depois te situares no tempo hoje foi o primeiro dia que te visitei fui com o Samarra e o Rodolfo e apesar de nos termos emocionado os três feitos galinhas, todos partilhamos da mesma opinião: O teu estado é bastante bom dadas as circunstancias e o estado da tua pele é um autentico milagre!

Um grande abraço e as Melhoras ...desculpa se hoje não te dei o melhor contributo!

Ass:klementes

Inês disse...

bem joaozinho... confesso que a vontade de te visitar é enorme! assim que puder.. conta cmg aí! tb concordo com o tio manel em cm é injusto mtas vezes "eleger" um "melhor amigo"...cada um tem o seu papel na nossa vida, e nao sera mt correcto compara-los..
cada amigo com toda a sua individualidade preenche um bocadinho daquilo que somos .. e é por isso que dentro de pessoas tao diferentes ha smp ou alguma caracteristica com que nos identificamos... ou uma experiencia que partilhamos.. ou simplesmente alguma coisa que nos acrescenta. o que é certo é que nos liga. e é isso que fica, por mais voltas que a vida dê e mesmo qd estao mais distantes.. e isso sim é especial, e não é efémero.. e como tal..conta sempre comigo..
um grande beijinho!!

Anónimo disse...

Ate ao fim desta semana vou tar ai presente miudooo pa te apoiarr forçaaaaaaaaaaa

Rod disse...

foi optimo ver lo.. que saudade.. ouvir o joao dizer o meu nome foi das melhores coisas que ouvi ate hoje.. em esforco mas.. audivel! que sensacao.. o rapaz ta vivinho da silva e o seu regresso e mesmo uma questao de tempo!
estou aqui para o que for preciso..
tens toda a forca do mundo, ja a mostraste, e mesmo que fraquejes.. teras um grande apoio de todos que te ajudara a levantar.. es GRANDE MANO
FUERZAAAAAAAAAAAA HERMANOOOOOOO
e sim, descolem se, eu e ele somos os melhores amigos LOL

eugenia (mae do rodolfo) disse...

Hei GRANDE CALDINHAS!!!
Hoje também eu tenho como diz o GRANDE MAESTRO MANEL um sorriso de orelha a orelha!!
Tenho um menino cá em casa k hoje ficou radiante com o seu KERIDO MANO CALDINHAS por ter ouvido o seu nome fluir da sua boca (e o nome dele não é dos mais fáceis)! Maravilha!
Disse-me k a sua piscadela de olho inconfundível está nos trinques como sempre!
É só descansar mais um bocadinho desta BATALHA e aí está o GRANDE CALDAS NO SEU MELHOR!
MTAS SAUDADES E beijinhos.

P.S.GRANDE MANEL akele GRANDE ABRAÇO e beijinhos para a MÃE Caldinhas

João Pedro disse...

É bom saber que cada dia vences uma batalha, é bom ver que te sentes melhor amigo... Volta rápido Caldas Um grande abraço

Anónimo disse...

Querido João:

Aposto que hoje vai haver mais um batalhão de amigos à porta para te ver.
E seguramente que esses reencontros te vão fazer muito melhor do que qualquer terapia - ok, a fisioterapia também é muito importante mas o riso e a cumplicidade fazem milagres.

Não sei onde vai o teu tio arranjar um espaço para a festa de boas vindas que comporte esta multidão de gente que te quer receber. Talvez o Coliseu...

Bom saber que todos os dias estás mais forte. E giro como sempre.

Um grande, grande beijo.
Fico à espera de te ver outra vez.

Dulce

Anónimo disse...

É nestas alturas que se vê quem é reaLmente amigo e acredito que uma pessoa maravilhosa como o João tenha disso a pontapé...
Continua a ser quem és, deste uma lição de vida a muita gente.
Beijoka
Tania (S.Mamede)

Unknown disse...

o melhor, o segundo ou o ultimo que interessa o lugar.
Interessa é que o nosso menino saiba que os tem, sim porque quanto a isso, não há dúvida o nosso menino tem uma legião de amigos
Até Já
Xana

Anónimo disse...

Amigos não sejam precipitados e não me julgem louca, mas é que ao ler este blog desde o 1º dia de existência,percebi que os verdadeiros amigos nao crescem em árvores,a única coisa em comum entre amigos e uma árvore,diz respeito ao cultivo e ao cuidado.A verdadeira amizade começa do tamanho de uma singela semente e,se bem tratada,regada e alimentada com carinho,crescerá na medida do afecto que lhe for dedicado.Digo isto porque nestas alturas, é muito dificil caminhar sózinho,com a nossa amizade e carinho apoiámos o D. Manolo e Mãe São.bjs helena

Anónimo disse...

tas de PARABENS XUXU, agr podes receber visitas e mais uns dias tas ca fora nada mau han??aixm é k é...
ti manel nao te preocupes com a perda de massa do joao pk knd ele sair dai nao lhe vao faltar preparadores fisicos ;)..ca estou
EU!! bjufax

iko disse...

Hj foi a minha x de ir ver o nosso menino à medida que o tempo ia passando apertava o nervosismos, "cm será que ele está" fazia filmes na minha cabeça. Entre aquele curto espaço de tempo conheci os avós, ia vendo imagens dele com o "ENORME MANOLO"... até que chega o momento tenso, entro no quarto e todo o sentimento e pensamento negativo desaparece e mostro.lhe as minhas big favolas, segurando a lágrima prestes a cair pelo rosto. O momento alto quando ao som de 1 "RAP" que em tempos ele fez começa a abanar a mao no movimento "YO" ASSIM SIM, TEMOS O NOSSO MENINO DE VOLTA! DP TE ALGUM DIALOGO ELE PEDE A PRESENÇA DO (N ME CANSO DE DIZER) ENORME MANOLO.DESPEDIMO.NOS COM SAUDADE DE 1 PRÓXIMO ENCONTRO PARA MUITO BREVE. QUEM PUDER QUE PASSE POR LA NEM QUE SEJA UNS ESCASSOS SEGUNDOS, VALE APENA VER AQUELE SORRISO. PS: Ao entrarem sorriso estampado no rosto e transmitam optimismo. Dp ca fora podem desabar mas com ele a maxima força. A recuperação dele tb depende de nos. Obrigado a tds! 1 Simples piscar de olhos e 1 aperto Tranquilizante IKO@

Leonel de Castro disse...

boas..
vou falar com o tiozao pa ver se posso ir ai no fim de semana... pk agr tou a um mes d acabar a eskola e to xeiu d testes e trabalhos de manha ha noit na eskola.. mas vou telefonar pa ver kand posso ir ver o caldinhas
abraxo e em breve vamos nos ver
abraxo e as melhoras

Lolipops disse...

Tas sempre em altas xuxu! Receber visitas sentado na cama?? Isso sao progressos ainda mais que imensos!

Espero um dia vir a conhecer.te, mas já cá fora, com toda a massa muscular restabelecida e prontinho para outra! He He!

Um beijinho enorme a ti e ao tio Manolo que nao desiste...

**** =)

Anónimo disse...

Olá João!
Que maravilha de notícias! na verdade não nos conhecemos, mas chegou-me através da Joana Fontes pedidos de oração por ti e desde então, todas as noites eu e as minhas filhas pedimos por ti e pela tua familia! Estou muito contente com as boas noticias e por aqui continuaremos a rezar! Força! Bibinha

Katty disse...

Olá Joãozinho ou direi antes Tonecas? É o nome pelo qual ficaste conhecido cá em são Mamede... Daqui vão uns beijinhos o abraços das vizinhas do avô Francisco. Que tenhas muita coragem e força para seguir a tua vida em frente! Como eu tenho por hábito dizer: " O que não nos mata, torna-nos mais fortes!" Lembra-te sempre disto! É bom saber que estás a recuperar bem e rápido! Até breve! Catarina e Amélia Fernandes