sábado, 12 de maio de 2007

Um Dia Daqueles...


Há dias uma amiga ofereceu um livro ao Xuxu chamado "Um Dia Daqueles". Uma delícia de livro onde através de fotos de animais apanhados em poses super engraçadas, o autor tenta ilustrar os nossos diferentes estado de espírito.
O Xuxu hoje teve "um dia daqueles". Está saturado de estar ali e quando se tem horas e horas a fio para pensar, nem sempre tudo o que nos ocorre é positivo e construtivo.
Se para nós a solução é, dar uma volta de carro, jantar com um amigo ou simplesmente desligar o telemóvel, enfiarmo-nos na cama e fechar o dia mais cedo, para o Xuxu o caso é bem mais complicado. Está deitado numa cama que não é a dele, numa casa que não é sua, com um corpo que ainda não lhe obedece.
Temos que ter paciência, é a única coisa que me ocorre dizer-lhe. Paciência, olhar para a frente e acreditar que cada dia que passa é menos um que falta terminar este longo caminho até à normalidade.
Eu tenho uma técnica secreta, mas como o dia de hoje foi mesmo daqueles, e não só para o Xuxu, acho que se vos contar pode ser que no futuro resulte com mais alguém.
Quando saio da visita, em vez da saída normal, gosto sempre de sair pela Unidade de Queimados. Não sou nada fatalista e muito menos masoquista, mas ao passar por ali não só me ajuda a desvalorizar estes pequenos nadas, como me lembro sempre que uma boa parte da alegria com que vivo cada dia, podia ter ficado ali. Para sempre.
Abraço

Ps - Hoje vinha todo feito, mas visita acabou tão tarde que a saída pela Unidade de Queimados já estava fechada... Amanhã entro por lá.

19 comentários:

Anónimo disse...

pois foi...hj o menino estava mm num daqueles dias "nao" q tds temos, m podemos aliviar o nosso mau dia enquanto ele so pode descarregar em qm lhe aparece a frente!! digamos q estava um bocado rabugento...m cm sabemos q ele n e assim e so esta assim dada a situaçao(temporaria), so temos de aguentar as suas mas disposiçoes!! esperemos q amh seja melhor...pode ser q cm o corte de cabelo,para alem dos caracois tb va juntamente cm eles a sua irritabilidade!
bjo grd joaozinho

Unknown disse...

olá a todos, olá manolo e olá mãe do caldinhas...mas principalmente e desculpem-me os restantes OLÀ JOÂO!!
Hoje tive oportunidade de ir visitar o joão..aliás para além da mãe do joão, eu e o meu irmão fomos os primeiros a chegar..eheh. Sei que o João estava bastante cansado e claro farto de ali estar, mas amanhã será um novo dia. Ninguém consegue imaginar o que ele está a sentir, para além de se ver ali sem poder fazer nada..e esperar que o corpo responda aos seus comandos..ele também tem direito a ter os seus dias maus. Ah! Apesar de estar aborrecido..ainda sorriu para mim várias vezes..o que me deixou bastante contente.
Obrigada João por nos ajudares a não ser tão egoístas, a pensar mais nos outros e a valorizar a vida.
Vais ver que daqui a pouquinho tempo vais matar as saudades de conduzir, de jogar à bola e de ir à internet :D
Daqui a uns dias volto a ir ver-te..e espero que tenhas obedecido ao meu aviso: comer muito muito bem..e tudinho:)
beijinho grande (mana do roger)

Anónimo disse...

Manolo e que tal um leitor de dvd's daqueles portateis p o joao ver filmes enquanto esta no hospital sem visitas?? com uns fones, para nao incomodar ninguem... Ia estando a par das series, dos filmes, ia tendo do que falar connosco....e no final, qd td acabar a sua cultura cinematografica vai estar riquissima, ah>? n e boa ideia?

Sera que o deixam usar isso? Como uma amiga minha ja o fez, achei que desse. principalmente p qd ele mudar p a enfermaria normal.

O tempo p ele deve demorar eternidades a passar, e cmo acho que mtos 'dias daqueles' ainda estao p vir, era bom p ajudar a passar o tempo do xuxu.

Beijo grande

Sofia

Anónimo disse...

Bem joao....tenho andado a seguir o teu caso diariamente atraves deste blog...nao escrevi nada mais cedo por nao saber bem o k te dizer apesar do fundamental todos o saberem.....é com orgulho e felicidade que vejo que estas a evoluir de uma forma bastante positiva e queria dizer te que continuo a fazer força para que voltes rapidamente ao joão que conheci.... nao me vou identificar mas descansa k no dia em k te vir faço questão de te dizer pessoalmente..." fui eu kem te escreveu no dia tal"...Grande abraço, e ja agora agradeço o brilhante trabalho que o teu tio teve e tem tido, apesar d tu o mereceres!!

Rude Boy disse...

grande porkinho...smp a subir de forma cada vez melhor!!
FORCA AI MIUDO,ESTAMOS TODOS CTG.
akele abraco...

Anónimo disse...

João,
Há uns anos a minha mãe escreveu-me umas frases, que, apeasar de ternurentas, na altura eu não valorizei muito.
Hoje, revejo-me nelas, qd toca a alguem que me é querido.

"Qd eras muito pequenina eu sabia resolver a maior parte das coisas. Ou aliviá-las com uma colher de xarope. Podia reparar a maior parte das coisas que um beijo não cura - com fita-cola, com agulha e linha, elástico, agrafos. Era muito boa a substituir os olhos das bonecas, e braços e pernas. Mas agora há coisas que eu não consigo reparar ou curar com um abraço. Questões dos adultos para além das minhas capacidades. Desejava ter algum poder mágico que pudesse resolver essas questões.
Tudo o que posso fazer é estar aqui. Sempre."

E porque nenhum de nós possui tais poderes; tentamos de todas as formas possíveis, estar presente, aqui, sempre.
Bjinhos para ti

Leonel de Castro disse...

bem.. entao se hj foi axim amanha vai ter de ser o contrario.. vamos animar meu rapaz...
aind te lembras da frase...DEVAGAR SE VAI AO LONGE??
taum prontoooo.. ta kuase.. ja so falta um bokadinho..pttt bem as melhoras e...muita PACIENCIA..abraxo pa tdx

Inês disse...

joaozinhoo!! aquele caminho da unidade dos queimados para a enfermaria foi ENORME e viste bem o tempo record c q foi percorrido?...p isso acredita que ainda muito mais rapidamente esses "dias daqueles" gigantes e interminaveis vao dar lugar a "dias dos outros" nao tarda nada!! nao duvides!! ja falta pouquissimo para te pores daí para fora! um bocadinho mais de paciencia e mantem aquele espirito cheio de força que ja te conhecemos e tantas alegrias tem dado a quem assiste de dia para dia a essa grnda recuperação!
um grande grande beijinho!
só segunda é q vou poder ir aí...ja vou ver uma serie d "truques" novos q ja revelaste ate la;)
forçaaa!!

Anónimo disse...

Nao me conheces mas n podia deixar de vir aqui deixar um recado pois tenho acompanhado este blog e emociona-me imenso toda esta onda que o tio manolo criou. É nestas alturas que as pessoas percebem realmente os amigos que tem e a quantidade de pessoas que nos querem bem.
Se Deus te deu uma 2º oportunidade de aqui continuares entre nós é pq ainda te esperam grandes coisas pela frente. FORÇA! Pouco a pouco vais ficar a 100%!
Um grande beijinho ao tio manolo e tios assim é que eu tb queria =)
Toda a sorte do mundo para ti João! És amigo duma amiga mha e ela é q me mostrou este blog e de facto fiquei logo apaixonada por ele e por toda a amizade e amor que se sente ao ler, tanto os posts do tio manolo como os comments dos amigos todos!
Tou a torcer por ti :D
Beijaoooo

Anónimo disse...

: |
também estes dias parecem, fazer parte e são inteiramente normais de acontecer, afinal se nos acontecem e pudemos fazer algo sobre eles, imagino a neura de não o poder fazer, tudo isto para te dizer:

João que cada dia que passa é sempre menos um que estás aí dentro, é menos um que falta para teres tudo aquilo a que tens direito - a tua vida. Fácil dizer para quem está de fora, acredito que me sentiria igual no teu lugar.

como dizemos: "Amanhã é outro dia" e saber relativizar parece ser um bom antídoto.

beijinho grande
acg*

klementes disse...

Bóra Xuxas já faltou mais!Tens que olhar é para a frente e tentares pensar nas coisas boas que te aconteceram na vida e naqueles que te visitam diariamente! Eu sei que é fácil falar... mas a realidade podia ter sido bem pior e ao teres FELIZMENTE sobrevivido fez-te ganhar no fundo um "vale" tempo, e tempo agora é o que não te falta portanto não te preocupes se dos 70 anos que reconquistaste vais passar os primeiros 2 meses no hospital! Portanto agora é paciência porque o que tinhas a perder não perdeste! Ainda por cima não há nada com que te preocupares está tudo bem contigo e não vais ficar com quaisquer consequências físicas!

Ainda te espera algum tempo de Hospital infelizmente e não se sabe quanto...podes encara-lo de uma forma animada,e o tempo passa mais depressa ou feito resmungão e o tempo simplesmente não passa!

Ps:Tenho a certeza que a tua força mental é maior que essa força física que te fez aguentar as rédeas nos momentos mais IMPOSSIVEIS... aplica-a!

Anónimo disse...

Oi a todos e a ti Caldas...
Espero que cada dia que passe, seja mais um bocado de força pra voltares em grande a
Apesar de não nos vermos `a muito.. fica aqui um abraco de um amigo que nunca te esqueceu!

Catarina Martins disse...

A paciência é uma das maiores virtudes que um homem pode ter...

Todos temos dias super, dias bons, dias assim assim e dias maus!

Todos se aguentam e superam, mais ou menos bem e tu vais superá.los todos Xuxu com essa enorme força interior a que já nos habituaste, não tenho duvida disso...

Um beijinho enorme**** =)

eugenia (mae do rodolfo) disse...

Kerido Caldinhas!
passado 3 0u 4 dias k não via o Xu e notei bem a diferença! Mais forte, mais falador, tudo melhor!Esteve lá a "Comandante" da excelente UNIDADE DE QUEIMADOS que veio ver o seu menino, examinou-o todo e ficou mto contente com o trabalhinho feito ao BAMBINO DE OURO no tal "ferrari"!
A "Comandante" fez-lhe vários pedidos para ele mostrar o trabalho k faz na fisioterapia, ao k o xu foi respondendo mto mto bem!
Mas claro a "comandante" kmo é adepta da perfeição ker mais e mais e ker o menino a andar o + depressa possível e acha k agora é mmo ele k tem de puxar a "carroça"!
Vamos lá Caldinhas kem veio até aki e k toda a rapidez é só mais um saltinho, para voltar ao k ontem dizia "Kero andar no meu carro, kero a minha roupa, os ténis, as calças, etc....."
O menino ker e nós também!
vamos a animar k a coisa está kase lá!
Dias em k nos sentimos mais sensíveis todos temos!
O CAldinhas mt mais do k nós tem ESSE DIREITO!
Vamos lá a ver se SCP arranca este campeonato k eu SÓ POR SI FESTEJAVA!
Mts beijinhos (a esta hora já deve ter o cabelo cortado e deve estar lindo kmo sempre!)

Ps- sempre um FORTE ABRAÇO ao GRANDE MANEL E MÃE CALDINHAS, duas pessoas incansáveis, k são o DUO MARAVILHA de TODOS os dias do
Caldinhas e k não arredam pé nem para comerem kalker coisita!
Vocês são do MELHOR K HÁ, PARABÉNS.

Anónimo disse...

Oi puto..
Ja tou a preparar a tua vinda aos states..he.he.Por esse andar vai ser mais rapido do que todos esperavam..
So pra te mandar um abraco grande e saberes que nunca me esqueco de ti..

Anónimo disse...

Claro que o João está cansado, quem não estaria na situação dele. Só nos resta a nós levantar-lhe a moral e mostrar que estivemos, estamos e estaremos sempre aqui!
Força João!
Força Tio Manolo!
Força Mãe!
Força a todos!
Beijoka Tania (S.Mamede)

Anónimo disse...

entao e as good news de hoje??

Anónimo disse...

Manel m q falha terrivel...hj pela primeira vez em 51 dias n escreveu no blog!! PQ????????????????????
bem m pa qm n sabe o joao ate ja tem uns pesos q o tio foi comprar pa começar a fazer exercicio...aquele miudo n para!! ele ta quase a ir pa casa de certeza pq ta "fino" e ja ng o quer la...apesar d ser mt querido por tds, ta a ocupar uma cama n e vrd!!
mais uns dias e telheiras ja tem outra vez um principe;)
(e cm o cabelo rapado q por sinal fica lhe mt bem!!)
bjo grd e ate amanha
PS-n quis de form nenhuma substituir o tio manel no blog mas alg tem d dar as novidades!!!

Anónimo disse...

é sempre bom ter a familia por perto e o teu tio, pai melhor amigo, está, como sempre de parabéns ;)! joão esperamos que fiques melhor rapidamente, porque é revoltante toda esta história, e um menino tão simpático, bonito e com tanta garra merece muito mas muito mais do que esta prova de amizade (blog).
um grande beijinho e as melhorasssssss
melhora rápido, estamos a torcer por ti