quarta-feira, 2 de maio de 2007

"Estou bué cheio..."

Passados quase 20 anos voltei hoje a dar comida à boca ao Xuxu.
Uma sopinha e um puré de maça, foi a primeira refeição em quase um mês e meio. Durante a tarde o menino já tinha despachado 3 iogurtes e um puré de fruta. Ainda me lembro de uma enfermeira da Unidade de Queimados me dizer: "todos os dias ele dá um passinho na sua recuperação, uns dias passos maiores, outros dias passos mais pequenos.
Depois de tantos dias de passinhos pequenos, o Xuxu resolveu começar mesmo a mostrar as suas capacidades.
Se há uns dias escrever este blog era um exercício à minha imaginação, não se passava nada e um simples piscar de olho dava para um Post inteiro.
A verdade é que agora, os acontecimentos são tantos que é difícil escolher os mais importantes para vos contar.
As visitas, que com toda a emoção normal já lhe conseguem arrancar um sorriso, a televisão que já gosta de ver, a comida que finalmente é igual à nossa, a conversa que cada vez se percebe melhor. Tudo parece finalmente estar a voltar à normalidade.
É difícil imaginar o que lhe vai na cabeça, de vez em quando o olhar dele fica vazio e vê-se que faz um esforço para segurar as lágrimas. Para esses males sei que estamos cá todos.
Abraço

Ps - Um outra enfermeira da Unidade de Queimados disse uma vez: "O João é um valente, e tem muitos anjinhos a olhar por ele".

25 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem ;)

Este golo não vale estou fora do jogo hj pk acabei de falar com o teu tio e sabia perfeitamente o post estava a sair!

Ass:klementes

Lolipops disse...

Ah pois é tem muitos anjinhos a olhar por ele e acredito mesmo que muitos estao neste pequeno grandao blogue! E tudo graças ao tio Manolo! =)

Epa, saborear comida de gente é um maximo nao é?? Acredita que comer é um dos melhores prazeres que temos na vida... E agora, depois de tanto tempo sem comeres a serio ainda sabe melhor nao é??

Um beijinho enorme Xuxu e ti Manolo claro! ****

Anónimo disse...

o klementes e um batoteiro...lol!! ah q bom ja come comida de gente grande;) mas n deixa de ser tratado cm um bebe,sp a receber mimos de tds!!
olha e so pa te mandar um grd bjo e desejar q saias dai rapidamente...cd dia me convenço mais q ta quase quase,n e??? a comer assim ganhas rapidamente os quilinhos q perdeste e cm os personal trainers tds q estao aqui fora a espera pa te treinar essa massa muscular volta td num piscar d olhos;)
bjoooooooo

Leonel de Castro disse...

e um valente sim sr.. e continuara a ser...
axim k e..
força ai caldinhas..
amnha ou depois tas a comer um ganda bitoke ou uma feijoada...=)
e ve se começas ja ai a levantar a cama.. as makinas etc etc etc.. pa ganhar força muskular..:D
abraxo
e continua...como sempre=) Trankuilooo

Unknown disse...

João és um miudo cheio de força..e todos sabemos que vais melhorar.
Tens uma onda tão positiva de pessoas a torcer por ti, não só pelo que te aconteceu, mas pela pessoa que és: um menino sempre alegre, decidido e que tinha como objectivo diário fazer os outros mais felizes.
Gostava muito de te visitar, para que desta vez seja eu a puder fazer-te sorrir.
Que melhores rapidamente para podermos fazer uma grande jantarada, com todas as pessoas que gostam de ti.
Um grande beijinho (mana do roger).

Rod disse...

tem muitos anjinhos a olharem por ele.. mas o maior anjinho e o nosso xuxu :)
@@

Anónimo disse...

; )
respirando bem mais calma e tranquila, surge um sorriso bem carinhoso e a confiança de que os passinhos cada vez mais dão lugar a passos e de dia para dia mais importantes se tornam.

beijinho de coração para ti João
*

Anónimo disse...

cada vez que venho aqui ver este blog, fico com um sorriso na cara por saber que o puto caldas cada dia ta melhor... no seu melhor...

e eu vou vos contar um dos dias em que ele teve no seu melhor...( este momento passa me vezes sem conta qd me vens a cabeça)

era uma tarde normal para muita gente... mas na escola secundaria de caneças era a final do torneio de futebol da AE. foi a primeira final que eu vi naquela escola...e certamente tb foi a primeira em que o joao jogou...
Na altura ele jogava na AfroTeam... era a final contra a equipa do dino, manel, pepe, moes... loff... penso eu.
O joao estava de fora.. e passou maior parte desse jogo de fora. toda a gente queria dar espetaculo, nngm queria tar de fora... e eix que vem o momento magico...

o jogo tava praticamente decidido.A afro team ganha um canto do lado direito e o joao teve uma ideia dakelas, pediu efusivamente para entrar, um colega dele ouviu e fizeram a troca.

o joao entrava perto do meio campo...e correu para a area, pediu a bola ao primeiro poste, e assim acotneceu... bola ao primeiro poste, o joao entra com toda a força e de calcanhar mete a bola entre o poste e o guarda redes... O PUBLICO ENTROU EM DELIRIO.... o joao festejou o seu grande golo..e foi para os balnearios como que a dizer, eu ja dei o meu espetaculo...agr façam o vosso.

lembro me perfeitamente, ainda nao conhecia o joao e fiquei desde esse instante a admirar o seu futebol... tempos mais tarde vim a conhece lo melhor... posso nao ter o previlegio de me considerar um Grande amigo dele... mas sei que sou um amigo. um dakeles com quem ele passou alguns bons momentos em caneças... como ele dizia a quem jogasse com ele matrecos...VOCES PRA MIM, VOCES PRA MIM SAO COCO!

LOL


um grande abraço miudo...

Anónimo disse...

fui eu que escrevi este testamento, peço desculpa.

Anónimo disse...

esta quase joao :) *

Anónimo disse...

esqueci me de assinar bj da catia a amiga do klementes a q "passa a vida nos cafe" :p

eugenia (mae do rodolfo) disse...

O CALDINHAS a comer comidinha da boa!?
Até apetece acompanhá-lo no repasto, mmo sabendo k às vezes a ementa d hospital não é a + agradável!
A cozinheira já deve saber k está a fazer comidinha para um LUTADOR e de certeza k para ela deve ser um LUXO PILOTAR O FOGÃO para o Caldinhas!!!!
Outro LUXO para kem lha dá à colherzinha, dando a perceber k voltou a cuidar do bébé Xuxu com todo o cuidadinho!
Sei claro k estes dias são óptimos para nós mas para o kerido Caldinhas devem parecer os piores da sua vida! Contradições!
Paciência,é uma fase k vai passar depressa e logo logo vai ter força para trabalhar a musculatura.
Já sabe k Vai ter PTs à escolha!
Vamos Caldinhas, estamos aqui PARA O DER E VIER!
SEmpre à sua espera com mtas saudades Mts MTS beijinhos

P.S.Akele GRANDE GRANDE ABRAÇO para o"especial" MANEL e beijinhos MÃE CALDINHAS

Magnata dAjuda disse...

Hoje foi o nosso primeiro dia desde há um mÊs e meio,estou a escrever porque quero que o leias quando tiveres oportunidade de o fazer com mais calma.Foi uma excitação quando liguei ao Manuel e ele como que uma voz magica disse que hoje seria o nosso dia,fiquei radiante de felicidade pois não me sais da cabeça nem por um segundo.Sabes quando vais ter alguma coisa importante e ficas com um nervoso miudinho como nos jogos mais importantes,foi isso que me aconteceu contigo mas passou logo desde o momento em que te vi.Ver essa tua boca de ferro a sorrir foi mais do que possas imaginar,por ti não tenho só amizade,tenho tambem admiração,respeito e muito muito prazer de poder fazer parte da tua vida.Dar te a mão e sentir as tuas festas na minha,até parecia eu o doente e tu a fazer a visita lololol puto,irmão o que quer que sejamos os dois e sei que tens este sentimento tb estou sempre contigo e jamais te irei abandonar onde quer que estejas podes sempre contar comigo irmão.Manuel ver o teu sorriso tambem é uma alegria enorme,a ti obrigado.Não te ajudei a escrever o blog mas acho que não preciso pois o verdadeiro NERUDA és tu ;)Vasco Varão

Mangueira disse...

Joao, pah....capitao....nem sei o que te dizer...melhoras com o soprar do vento! Mano, tentei mandar uma mensagem de voz mas nao sei para onde...nao sei se o Manel recebeu o mail...mas endim...mais uma mensagem de força...NAO TE ESKEÇO MANO....FORÇA !!! as tuas melhoras poe-me akele sorriso na cara todas as manhãs irmao...ABRAÇAO DO TEU SEMPRE AMIGO...MANGUEIRA

Mangueira disse...

E ESKECI-ME.......TOCA A COMER, MANO...no hospital nao pode haver fitas...quem m dera aí estar, p te poder ver....ABRAÇAO JOAO

Anónimo disse...

Ainda bem que começa tudo a voltar a normalidade já todos voces merecem um pouco de descanso e finalmente ele aí vem... O João é um heroi e tem de comer a papinha toda =P
Beijoka
Tania (S.Mamede)

Anónimo disse...

Pois é manolo..pois é ..as visitas serão para aqueles que têm primazia..a familia ..os maigos..depois os outros...mas para a semana irei o tentar ver..desde que a família me permita.
mas primeiro todos aqueles que com ele conviveraam nestes 20 anos...têm primazia..
olha Manolo..não sei porquê mas sempre acreditei que esta era uma historia em que o sucesso seria inevitavel e porquê? Tal como dissera já anteriormente..o João é um vencedor...logo meio caminho..o outro caminho era o facto de ele ser atleta,ter uma familia enorme,ter um grupo de amigos maravilhosos..depois claro a evolução da medicina...e o trabalho dessa grande equipa clinica...finalmente e não menos importante a vontade divina.Acho que muitas vezes temos esses sinais....No caso do João..deus destapou..distraiu-se um pouco ..permitindo que aquilo sucedesse..mas voltou a tapar..com a sua Mão...
Sei que o xuxu em todos os actos futuros da sua vida irá ser como já disse um Cidadão ainda Melhor.
Já passou por muito..mas isso também o "amadurou" espero que el volte a fazer aquilo que mais gosta.
Na italia um jogador do Vicenza...II liga italina...houve um jogador sul americano..que teve um enorme problema..(diferente do caldas).Teve um acidente onde perdeu, salvo seja um dos seus braços....todavia está preparado para jogar..solicitou uma autorização especial....e parece que vai voltar.ele era nanda menos que o melhor marcador da equipa...
Portanto tenho esperança em voltar a ver o Caldas..com o 11 ou 25 nas costas..e om as botas amarelas..que continuam à sua espera..vem bonitas..à sua espera...à espera do seu dono...então a bota esquerda deve estar mesmo ansiosa....
força João.
Para o Manolo o melhor do mundo...
concerteza que o premio Melhor Tio do Mundo..está assegurado..
joão de linda velha

Unknown disse...

só me apetece cantar:
"Come a Papa João Come a Papa"

Come a papa toda Puto Ganhas Forças Depressa estamos cá por ti

E Hoje é mesmo até já

Bjs
Xana

Anónimo disse...

Boa !!! pudemos fazer canjinha para levar na marmita???????

BJS
helena

João Pedro disse...

Tás com uma vidinha Caldas, primeiro tens umas enfermeiras fantásticas a cuidar de ti, depois tens um Tio tambem ele incrivel a dar-te comida a boquinha, assim é que é, apetite é smp um bom sinal. Contínua assim bro cada vez tás a recuperar melhor. Abraço

Anónimo disse...

joao..força! daki a uns dias espero ver-te e espero k tejas com muita força porque tenho a certeza k vais fikar bom depressa..jogamos alguns anos juntos no bombarralense..dpx foste pa lisboa e o ano passado voltamonos a encontrar dentro de campo , tu pelo odivelas e eu pelo torreense..foi lindo! apesar de tares na ekipa adversaria foi lindo jogar novamente contigo..kd puder vou ai dar te um abraço ptt abraço pra ti

Anónimo disse...

Querido João:

Espero poder levar-te em breve uns pastéis de belém. Aposto que gostas...

Um beijo enorme de força para o miúdo mais corajoso e mais giro do mundo.

Dulce

P.S. - O teu tio anda a comer uns gelados de chocolate à tua conta, mas não lhe digas que fui eu que disse.

Anónimo disse...

ver o joao hoje foi...OPTIMO aNIMADOR E CONFORTANTE!!...é klaro kue kando la xeguei estava xeia de medo...nao fazia ideia do kue ia ver...mas foi bom...afinal ele esta mesmo a melhorar e todo akuele grande aparato se vai resolver..ehehe...falou , sorriu e ainda houve um piscar de olho!!!foi lINDO!!!:)um bEIjinhu grande !!!!e para a semna heid voltar :P Agora ate fikeui kom mais pika p ir la!!!!:P filipa

natenine disse...

Deus está com o joão!

Anónimo disse...

eu sei q ele tem mts anjinhos a olhar por ele ... eu pelo menos mandei o meu anjo da guarda olhar tdos os dias por ele, e pelos vistos ta a resultar :D :D

bjo enormee gato***