quinta-feira, 3 de maio de 2007

"Estou bem, e tu?"

Unidade de Cuidados Intermédios cama E. Esta é a nova morada do nosso menino. Basta ler o nome da Unidade para se perceber que o estado dele é consideravelmente melhor, mas nada como darem um salto até lá e confirmarem com os vossos próprios olhos.
Ontem um amigo dizia-me que nem sabia o que dizer ao Xuxu quando o visse. Desatei a rir e disse que normalmente sai o belo: "então estás bom?" mas que era perfeitamente normal e podia dizer o que quisesse. Hoje disse-o eu, ao que o Xuxu naturalmente respondeu: "eu estou, e tu?"
Não vos consigo explicar o bom que é ter o Xuxu de volta, não fisicamente porque nesse dia heverá mesmo "festa" em telheiras (todos convidados claro) mas, o facto de ele estar tão bem e tão acordado é uma sensação do tipo, tê-lo de volta. Lembro-me de o visitar na Unidade de Queimados e ficar horas de mão dada com ele sem que passasse religiosamente nada. Lembro-me de um dia que estive lá duas horas e tal só a segurar-lhe a mão e a olhar para ele. Nesse dia contei todos os mosaicos que o chão do quarto tinha.
Agora é diferente, além do chão ser liso, temos conversas normais sobre assuntos normais. Claro que o tempo da recuperação o preocupa e acaba sempre por vir à "baila", mas mesmo assim, é muito raro vê-lo perder o optimismo e quando o faz é sempre em forma de desabafo e nunca de uma forma derrotista. Hoje a meio de uma conversa disse-me que estar no hospital era a pior coisa do mundo. Quando lhe perguntei porquê, respondeu: "sinto-me bué sózinho..", eu fiz-lhe uma festa e continuamos a falar normalmente.
Imprimi os primeiros oito dias de blogue. Adorou, começou logo a lê-lo e pediu para lho deixar em cima da cama para ler quando eu viesse embora.
Abraço

Ps - As visitas nesta Unidade continuam condicionadas a uma pessoa de cada vez, mas o horário é bem mais alargado, das 12.00 às 16.00 e das 18.00 às 20.00 e a 10 minutos cada um, dá para todos.

27 comentários:

Anónimo disse...

Eu tive la hoje e agradou me imensoo ter o visto e saber k nao perdeu akele sorriso do nosso puto caldas embora nao soubesse o k dizer nakela situaçao...bem agr so resta esperar pa ver o nosso amigo Caldas outra vez ai Tranquilo...Peço desculpa por nao ter estado mt tempo ctg k o bruno tinha k bazar po trabalho...mas esta semana vou ainda tar la presente pa te apoiar...Força Caldas e Obrigado Tio Manolo pela maneira como nos recebeu.

Inês disse...

hoje sou a primeira! ;P joaozinho força!! hoje deixo-te só um grande beijinho... deixo o resto para amanha!;)

Inês disse...

lol.. pronto, nem com ajudas... ;P

Anónimo disse...

: ) mas que bom de ler.

as nossas palavras chegaram no momento certo, a leitura de todas as mensagens que enviamos para ti ao longo destes dias vão te fazer companhia nessas breves ( e longas) horas até às visitas, a cada dia que passa pensa sempre que afinal é menos um que falta, comigo funciona.

é bom saber de que tudo está de volta ao seu lugar, devagarinho e com tranquilidade : )

grande beijinho João
acg*

Rod disse...

e amanha vais levar comigo outra vez.... tou com o bichinho, confesso! ansiedade...
a recuperacao e demorada, mas nunca caminharas sozinho.. estarei sempre ao teu lado, e nao sou o unico
serenamente, a espera do FESTAO de telheiras! Manel, serei o RP da festa.. ahah
FUERZAAAA HERMANOOO

Leonel de Castro disse...

hello.. bem isto e so boas noticias..
e a festa..
e o novo horario..mas agora alargado..
e uma nova caminho numa outra unidade..
bem isto ta a correr mt bem
tio manolo amanha vou lhe ligar pa ver em k lugar stou pa fazer a visita!!!l0o0l.. ate makina de senhas ja deve ter ai em casa ne verdade??hehehee
va ate amanha e força caldinhas.. tas a entrar na parte final deste jogo..
abraxo.. po tiozao e po nosso meninoo..força ai=)

Anónimo disse...

Quando te fui ver tambem não sabia muito bem o que dizer mas pior que isso era não saber muito bem o que sentia!Todo o tipo de sentimentos ao mesmo tempo,foram raras as vezes que isso me aconteceu na vida!Mesmo o Manel perguntou-me antes de entrar como é que eu me sentia e eu respondi: "Sei la ... sinto tudo ao mesmo tempo!" depois olha foi andar apressadamente por aquele corredor fora feito uma flecha ate te ver! (eu ate acho que ninguém me indicou o caminho porque o teu tio aconselhou-me para não olhar para os lados e foi o que eu fiz mas quando chegou ao teu quarto foi direitinho para a cama do canto como se soubesse que estavas ali!mas pronto esta fica so entre nós porque eu não acredito nada dessas cenas de telepatias e ligações maradas mas acho k desta vez foi verdade!)
A verdade é que desde terça que só penso em sexta feira (amanha) que é o dia em que te volto a ver, mas desta vez levo-te uma visita especial! Os sentimentos serão os mesmos de sempre... aqueles que muitas vezes ficam por dizer aqui no blog e junto a ti, a dimensão da amizade tem desses pequenos problemas mas pronto =P!
Portanto olha não ligues ao que eu digo e põe te bom! LoL ;) Abraço miúdo, as melhoras e ate amanha!

Ass:klementes --> Tio e sobrinho:Até amanhã! =D

Anónimo disse...

ainda bem q andámos este tempo todo a escrever te todos os dias mesmo enquanto dormias...podes agora ver e ter a certeza q tds os dias pensavamos (e continuamos a pensar) em ti!! ;)
confesso q ando bastante nervosa de te ir ver e nem sabes os filmes q ja fiz na miha cabeca...m o q interessa e q amh vou ai dar te um bjinho e espero q n me saia da boca nenhuma cs parva do tipo o q e q tens feito ou o tipico tas bom?? acho q hj nem vou dormir bem...m pronto isso tb n interessa!!
olha m sp q te sentires sozinho vais lendo aquilo q nos escrevemos p ti e uma cs e certa n e por falta de vontade q ficas sozinho...candidatos p ir ai e ate dormir se fosse preciso n faltam m n se pode infelizmente! m mais rapido d q tu pensas ja te tao a dar alta e vais ter cm o xikinho q deve tar a morrer de saudades tuas e vais ter sp a casa cheia de gente q ate te vais fartar e vai chegar ao ponto de nos mandares ir passear...
vou me despedir e ver se durmo,um grd bjo cheio de força e ate amanha:)

klementes disse...

lool o pessoal bem que tenta ir marcando uns golinhos mas isso é só para alguns!

klementes disse...

É verdade ó Manel já estava na altura de começar a ser o João a escrever aqui no blog! Não!?

Unknown disse...

Esta já não é a 1ª página que visito, quando em casa me ligo à internet! Voltei a consultar 1º as páginas do costume (notícias do dia e páginas da concorrência, relativamente ao meu emprego)....E o que isto quer dizer? Bom, isto quer dizer que os anjos do céu trabalharam, e continuam a trabalhar lindamente, pois não deixaram que nada de errado acontecesse ao João, e é assim que as coisas continuarão a correr...Muitos Parabéns por este golo, João! Tenho a certeza que vais ganhar, com muitos e bonitos golos, este jogo! Muitos Parabéns por TUDO! O amor que te demonstram aqui, e não só, os teus amigos e familiares, serve como motor de arranque para te abrir diversos sorrisos nesse rosto....Olhares vazios? Não! :) Basta pensares neste pessoal todo que te quer tanto :) Um grande beijinho de continuação de boas e rápidas melhoras! Para ti, Manel: beijinho grande e Parabéns por toda esta FORÇA e positivismo que colocaste em tudo! :)

Anónimo disse...

bem!!!eu fiquei a saber hoje o k aconteceu contigo puto caldas!depois do grande choque. deram me o site agora k e o acabei de ler, estou bem mais descansado.e feliz espero ver te em breve com a bola nos pés!! aquele abraço!!!tio manolo tamos juntos!!! sou teu fã!! holla
Malan...

Anónimo disse...

bem!!!eu fiquei a saber hoje o k aconteceu contigo puto caldas!depois do grande choque. deram me o site agora k e o acabei de ler, estou bem mais descansado.e feliz espero ver te em breve com a bola nos pés!! aquele abraço!!!tio manolo tamos juntos!!! sou teu fã!! holla
Malan...

Mangueira disse...

GRANDE, Joao!!!.....entao mano? Hoje é o meu aniversario e de ti nao queria mais nada se nao saber que melhoras...FOI A MELHOR PRENDA QUE TIVE!...mano, quem
me dera festejar este dia contigo e com todos vcs aqui comigo...os meus pais estão cá...representando todos os meus amigos Lisboetas e todos aqueles de que mais gosto...e um deles és tu, irmão...continua assim...e todos os dias me farás sorrir...acredita, irmão meu...ADORO-TE PUTO...rezo por ti e para que tudo contigo continue assim....SMOOTH & flying...és grande...obrigado por toda essa força que tens e me transmites...DO TEU SEMPRE...MANGUEIROLAS....FORÇA !!!

iko disse...

EHEHEHEEEHEHEHEH PRÓXIMA PARAGEM... TELHEIRAS ESTAÇÃO TERMINAL :D ATE AMANHA MANO, LA ESTAREI PA TE DAR + 1 APERTO. IKO@

Unknown disse...

è verdade eu tb fui visitar o joao, é tão bom ver que o nosso XuXu a recuperar, e ainda por cima, eu tive direito a uma piscadela de olho e um beijinho :-)

Força Ai Puto Vamos lá embora a fazer a fisioterapia para saires mais depressa, eu sei que não ajuda muito porque quem ai está és tu, mas nós estamos sempre ctg em pensamento, kdo te sentires sozinho lê essas páginas que o teu tio e a tua mãe te levam do blog e tem a certeza que estamos a pensar em ti e todos juntos a dar-te akela força

kdo tiveres a fazer a tua "ginástica" diária e se sentires k tas sem força, pensa e vai buscá-la a esta roda de energia k é o teu blog, todos nós ca deixamos um kadinho todos os dias para ti.

E pra alem disso keremos todos ir á maior festa do ano Claro.. O teu jantar na Churrasqueira Manolo :-)

1 bjs e 1 piscadela
Xana

Anónimo disse...

É muito bom chegar aqui e ver que o tio manolo (acho que se tornou um tipo para esta malta toda) tem sempre uma novidade boa para nos contar! Isto prova que o nosso João é um herói que lutou e luta todos os dias contra isto tudo!
Visitá-lo não é fácil mas gostava que lhe dissessem que o pessoal aqui da aldeia de S.Mamede está todo a torcer por ele.
Beijoka
Tania (S.Mamede)

Anónimo disse...

Maravilha de post!

Muita força!
*.*

Anónimo disse...

Estou hiper feliz...é a única coisa que me ocorre dizer.

FORÇA JOÃO...

E Tio...obrigada por existir.

Catarina

Anónimo disse...

Grande Kaldas assim é que é, nova morada, e cada vez que mudas é sempre para melhor como seria de esperar! :D Tu és um valente, cheio de força e juntando a força de todo este pessoal, vais ver que a recuperaçaooo vai passar rapida, e daqui a uns tempos estás como novo :D É bom ver esta recuperaçao, que pode ter sido um bocado lenta, mas ao mesmo tempo a ver cada dia as melhoras do KALDAS esse grande maluco, grande brincalhão que todos temos saudades! Va continuaçao de melhoras nessa nova moradia e nao desanimes nunca, pois nós estaremos sempre ao teu lado! Um grande ABRAÇOO JOAOOOOOOOO ABRAÇOOOOOO Tio manolo e continue com estes comentários, ate axo que voce teria jeito para escrever um livro eu comprava :D Lol se fosse oferecido era melhor :P

Anónimo disse...

Histórias como a do João - e a do Manel - costumam aparecer nos filmes americanos e a gente diz com aquele ar blasé: "que bonito, pena só acontecer no cinema".
Mas depois a realidade ultrapassa a ficção e custa encontrar palavras que consigam traduzir o quão incrível é conhecer gente assim, tão especial.

Normalmente as pessoas encaram as coisas menos boas da vida com desalento - e é compreensível.
Mas isso não é para o Manel, com aquela energia inesgotável e uma generosidade que poucas vezes encontrei na vida.

Como não podia curar o Xuxu com as suas prórpias mãos - porque não é médico (e nem os médicos o podiam fazer na altura)- nem acelerar o tempo - porque não é deus ou algo do género - , parecia estar condenado a esperar. Ou a desesperar.

Foi aí que nasceu o blogue, a grande prova de amor do Manel para o Xuxu, se é que não provaram já tudo um ao outro em matéria de amor.
Um blogue que entrou pela vida das pessoas, juntou gente provável e improvável, e de todos levou ao João a melhor coisa que cada um tem dentro de si: afecto. Mas também solidariedade, esperança, alegria - palavras que às vezes julgamos fora de moda, como se houvesse modas nos sentimentos.

Provavelmente, o João nunca se vai lembrar das primeiras semanas que passou no hospital. Ainda bem. O ser humano tem esta capacidade fantástica de apagar da memória as coisas piores.
Durante esse tempo, o Manel, a mãe do Xuxu (ser mãe é duro a valer e a São foi incrível), a família, os amigos e esta onda de gente que gosta dele mesmo não o conhecendo, fez o que a medicina não pode fazer, por mais evoluída que seja: acreditou nele com toda a força.

Ainda bem que o fizemos.
Ainda bem que há finais felizes.
Ainda bem que existes João.

Um grande beijo.

Dulce.

Unknown disse...

oi!!! epa ler estes relatos deixam m completamente arrepiados... a dedicaçao e amor q teu tio manolo sente por ti é fantastica!!! espero q voltes o mais depressa pa junto da malta e nunca digas q te sentes sozinho pois tens um mar d gente a olhar por ti e a fazer figas para q seja um a realidade ver t novamente e dar t um daqueles abraços sentidos!!!

smp cntigo!!! força johnny!!!

BRUNO ZAGZUGZES

Bruno Santos disse...

Porkinho tas lindo como smp=)
K bom aspecto...fokei tao contente por te ver=)..2f tou la de cabeça novamente com o trankao=)
um ganda bjinho i até 2f=)****

tiago trankau disse...

puto akredita a mlhr koiza k podes fazer ai deitado é msm esse teu sorriso metaliko,fikei msm kontent kdo sorrist...espero k nos recebas smp k esse grand sorriso nessa kara linda xuxas..akele abraço k tou ansioso por te dar..**** i um grand abraço ao tio manolo,vc é grand.

Anónimo disse...

Ansioso por ter ver mano!!
Carlos Martins

Anónimo disse...

tou contente por ele ja estar a ler o q escrvemos no blog =) assim fica com mais força ainda , ao ver a quantidade d gente q gosta deliiii =) =) =)

FORÇAA GATO, ja faltou mais ;P*

Lolipops disse...

Leitura de cabeceira do xuxu: www.Goodnewsfromjohnny.blogspot.com

E ainda bem que assim é, pois isso significa que estas melhor, recomposto (almost!), e pronto para outra!

Nova caminha, hein?? Ta sempre a mudar de instalaçao este rapaz... mas ainda bem!

Tenho mesmo pena de nao ter como te visitar, ja que carta ainda nao tenho, os 18 sao so daqui a 3 meses e boleia muito menos! É pena, mas desde que possas ler o que aqui escrevi (assim como o do resto da malta do blogue), é ja um pouco de mim que conheces...

Um beijinho enorme a ti xuxu e ao tio "incansável" Manolo *** =)