sexta-feira, 30 de março de 2007

COISAS DA VIDA


Hoje no jornal Público, saiu este maravilhoso e comovente texto escrito por uma pessoa fantástica de quem eu e o joão temos a sorte de ser amigos.

''Perigo de morte!
Lisboa, sábado, 2h da manhã. Um grupo de amigos decide ir ao Lux, um dos incontornáveis pontos de encontro de quem conhece bem a noite e gosta de se divertir. Arrumam os carros ao longo de um velho terminal de caminho-de-ferro que corre paralelo ao rio, do lado de fora de Stª Apolónia. Várias carruagens amarelas, com ar sujo e gasto, estão paradas na linha. Parecem contentores de carvão ou coisa parecida. Na escuridão da noite não se percebe se é um terminal desactivado e se as carruagens estão abandonadas. Parecem.
O grupo de amigos vai pela rua, a pé, num ritmo animado. Param, avançam e entre risos e vozes descombinadas, um dos rapazes decide saltar para a linha do comboio e, num impulso irreflectido, sobe pelas escadas de uma das carruagens-contentor.
Ao chegar lá acima fica em contacto com os cabos de alta tensão que correm ao longo da linha e ouve-se um estrondo de morte. Fulminado, o rapaz cai inerte e ardente nas pedras do caminho-de-ferro sem que ninguém lhe possa acudir para não se converter em mais uma vítima daquela energia assassina. O rapaz tem 19 anos, chama-se João Diogo e está na Unidade de Queimados do Hospital de São José, em estado crítico, com 60% do corpo queimado. Jogava futebol e é a quarta vítima daquela linha de caminho-de-ferro nos últimos dois anos. Pergunto, sem saber exactamente a quem, o que é preciso fazer para que esta linha tenha uma vedação ou seja guardada de tal forma que nunca mais ninguém caia na tentação de subir para um comboio que apesar de estar parado conduz rapidamente à morte?
Querido João
Estive com o João na tarde de sábado. Já não o via há algum tempo e achei-o diferente. Ainda mais giro (uma brasa, mesmo!), mais crescido e mais homem mas com o mesmo sorriso de criança. Louro, ar de surfista, João é um futebolista apaixonado e sobredotado. As raparigas adoram e os rapazes admiram.
No primeiro dia em que pôde ter uma visita nos Cuidados Intensivos, nem sequer deu por ela. No segundo dia estava muito agitado e ao terceiro continuava entubado, ventilado e com o corpo todo ligado mas mais desperto. O tio, que apesar de ter apenas 35 anos é mais do que um pai para ele, permaneceu firme à cabeceira durante todo o tempo que lhe foi permitido. Desinfectado e enfiado num fato asséptico para prevenir qualquer hipótese de infecção (coisa que seria fatal nesta fase), o tio foi falando, desenhando, contando, ouvindo e repetindo em alto as palavras que o João queria dizer mas não podia.
Se bem o conheço, guardou todas as lágrimas para mais tarde, para o silêncio da sua intimidade, e ali mostrou apenas o seu lado alegre, forte e confiante.
- A minha cara está fixe? – perguntou o João com letra hesitante numa folha de papel.
O tio pegou na mão dele e passou-a demoradamente sobre a testa, os olhos, o nariz, a boca e o pescoço até chegar às ligaduras. Aí parou.
- Posso voltar a jogar futebol?
Acenou que sim, claro. Deu-lhe a mão, apertou-a bem e, mesmo sem palavras, encheu-o de certezas.

Bendita blogosfera!
Num tempo que se arrasta, que passa devagar de mais, em que cada minuto conta e tudo custa, eis que há uma possibilidade de vertigem positiva: a blogosfera.
Num minuto se cria um blogue e no mesmo minuto as coisas começam a acontecer. Manuel, o tio do João, sentou-se ao computador e com a memória escrita da sua password, viu quantos contactos ele tinha no Messenger. Depois criou rapidamente um blogue e o nicname do João passou a ser www.goodnewsfromjohnny.blogspot.com. Ou seja a partir de agora e durante todo o tempo de hospital (sempre tão doloroso e espesso), os amigos do João ficam a par da evolução do seu estado de saúde, escrevem posts, mandam-lhe recados, contam coisas e neste embalo e com esta proximidade ajudam-no a recuperar a alegria e a confiança. Bendita blogosfera terapêutica!''

30 comentários:

Anónimo disse...

Por momentos...acho que o meu coração gelou e as lágrimas rolaram cara abaixo de forma incontrolável...emoção, talvez...Impossivel não acontecer ao ler estas "Coisas da Vida".
Para ti, João, toda a minha força e carinho, recheados com imensos beijinhos.

klementes disse...

Uma triste historia mas certamente com um final feliz! Abr míudo!

Magnata dAjuda disse...

Tenho sonhado contigo,não sei porquê...mas sei que o que tenho sonhado e é o que vou fazer quando te vir,dar te um enorme abraço como aquele que sonhei na noite de ontem pois sei que de dia para dia tens estado a lutar para uma rápida recuperação.Continuo a ter saudades do puto maricas e vaidoso que está sempre e meter a cabeça em agua aos colegas na cabine,a bola...essa...continua a tua espera pois ela sem ti não tem o mesmo brilho quando rola na relva verde de odivelas.A ti Manuel mando te um grande abraço pela consideração que tens tido por todos e dizer te que o João tem muito orgulho em ser teu sobrinho.Abraço do amigo Vasco Varão...e bébé vê lá se te despachas para te dar aquele abraço de brother

Anónimo disse...

Joao....conheci te a sensivelmente 2 meses numa tarde no colombo em k um grupo d nossos amigos comuns combinou um cafe e nos sem s conhecer mos na altura passamos a ser amigos de peito...ao ler este texto as minhas lagrimas correram pela minha face pk eu adoro te,es um mano,es um exemplo d simpatia ,humildade,brincalhao,esse teu sorriso "metalico é espactacular resumindo es um miudo xelente...tou mt triste com a tua situaçao,tenhu sdds das nossas tardes,das nossas brincadeiras ,do nosso cumprimento k é so nosso.....volta rapido ca ,p ond fazes falta e ond o mundo t adora...e viva fafe...adoro te caldas

zambujo disse...

fui eu k mandei o anonimo...amt caldas

Unknown disse...

um beijo campeão. Força.
xana

Guilherme Matos disse...

Eu ja tinha visto no Publico, agora xego aki e volto a ver, cmo ves Manel o pessoal ta td junto e n me canso de dizer, conta cmg para o que for preciso ;) Kuanto a esse menino tenho aki uma cena para ele vinda directamente de londres, assim que poder eu vout dar e depois entregas ao nosso xuxu kuando ele tiver melhor!!! Akele abraço, Guilherme

Rude Boy disse...

pois bem...basicamente tenho pc a dixer,so passei aki para deixar o meu abraço diario para ti joão.
cmo vais poder ver,tens 1a "internidade" d pessoas ca fora a tua espr.
espr k estejas a sentir-te mlhr e cm mais forcas,caso seja possivel,pois tu tens 1a força infinita...
ADORO-TE PUTU

Anónimo disse...

É dificil não ficar com lágrimas nos olhos ao ler o texto da Laurinda Alves. Parabens a ela pelo talento na escrita e na maneira doce como descreve as coisas.
João, es maravilhoso ao terceiro dia de hospital ja a falar tanto com o tio. ;) Continua a dar-nos essa alegria. Nos continuamos a torcer por ti e enviar-te boas energias. JA FALTA POUCO!!! O pior ja passou!!
Não vejo a hora de ir la para aquele monte do Odivelas, ver o jogo no carro e apitar qd marcas ;)
Bjs

Beatriz Ramos de Matos disse...

peço desculpa em primeiro lugar por ainda nao ter dito nada mas andei por londres a tratar de uns assuntos...
mal cheguei o meu irmao contou m logo do blog e axei por bem deixar aqui expresso o meu apoio e dar os parabens pela excelente ideia do tio manel ao criar este blog...
ja o disseram aki mas volto a referir que o manel como tio é o xuxu nº 1 aos olhos do nosso principe mais que um irmao, que um pai, que um amigo es tudo para ele!!!
gosto muito do xuxu passamos momentos fantasticos juntos e pasarremos (sei que sim) muitos mais. o jonny e daqueles miudos que nunca se esqueçe e por tudo o que passamos e por tudo o que passaremos é q sei que ele vai sair tranquilamente desta baralhada.
puto traquilo e com mto cenario estou aqui contigo mais a tia manela o tio ze e o guigui...
beijao da beatriz (irma do guilherme)

Anónimo disse...

Simplesmente fantastico !
E' incrivel como estas situacoes nos tornam tao "fraquinhos", tao vulneraveis ! Ja disse o amigo camacho "Os homens tambem choram!", que fez um texto para ti que depois iras ler ;) ... ! As lagrimas vieram-me aos olhos agora ! Puto ontem eu e o camacho, na conversa e a relembrar bons momentos que passamos todos juntos (e que iremos continuar a passar) disse: "pah lembras-te quando o conheces-te?" ... apos ele ter perguntado isso lembrei-me tao bem da noite que tivemos todos a curtir nos anos do camacho lol ainda eramos uns coninhas xD !!! Apos ele ter dito isso e eu ter-me lembrado ... foi demais tanto ele como eu ficamos calados!!Sentimos mesmo a tua falta mano, naquele momento sei la !

Um abraçao puto ! "O sol volta a nascer!" nunca te esqueças disso ...

Anónimo disse...

Tio manolo ... segunda ou terça feira devo ir a Sao Jose falar com a tal medica da unidade ! Faço questao de lhe dar um abraço e agradecer, por mim, o que tem feito ! Quero dar um pouco mais de força e apoio !
Um abraço e força ;)

iko disse...

1 sentimento que tds sentimos por ti joao. recupera rapido. AQUELE BEIJO... IKO@

Rod disse...

incrivel............... AMO-TE JOAO

Anónimo disse...

A noiticia chegou rapido ao CADJAL. numa pequena conversa com a minha mae... ela disse que tinha falado com a mae do david (russo) e que ele tava bue mal, nao comia... pk tinha acontecido algo com um amigo dele que o tinha deixado abalado. resolvi ligar lhe e ele contou me a triste noticia. Vim aqui dizer que o pessoal do Cadjal te adora e esta cheio de saudades tuas. recupera rapido e passa por ca. Obrigado por tudo miudo. BELOS TEMPOS JUNTOS, NA SECUNDARIA DE CANEÇAS.

GRANDE ABRAÇO COROADO

Leonel de Castro disse...

putu Kaldas.. ainda nem acredito.. acredita k tou xokado cm o k aconteceu.. e soube atraves deste blog e tou sem palavras.. kand vi este blog senti uma coisa dentro d mim..uma coisa k n e normal.. liguei po meu primo lamego a contar o k te tinha acontecido mas tava a falar e tava me a faltar a vox.. a gaguejar..n sei... aind n tou em mim acredita.. fiko triste por ter acontecido o k aconteceu.. mas fiko kontente k tejas a recuperar e k vais fikar bom num instante.. tu es um rapax mt fixe msm.. xelente pessoa.. aki fika o meu apoio..abraco forte e as melhoras pa ti.. espero k tejas bom num instante.. faxes falta a mt gente..abraco Leonel (primo do lamego)

Unknown disse...

Ao ler este sentido artigo, as emoções tomam conta de mim.........uma revolta pela absurda negligência desta empresa...como podem estas coisas acontecer, não entendo a total falta de responsabilidade civil, é um absurdo ..... e uma profunda tristeza pela impotência de poder fazer algo que mudasse, que resolvesse...não sou de ficar de braços quietos, vou à luta até ao limite ...... mas aqui..nada posso fazer de concreto, de verdadeiramente racional....

....aqui oferecemos o melhor de nós, o nosso mais puro sentimento de partilha, solidariedade, amizade, esperança, fé, dedicação, apoio, compreensão.... é o nosso grande trunfo para dar ao João ( e à Família). É verdadeiramente maravilhoso a ligação que aqui se criou, a sinceridade das nossas palavras, a presença na nossa fé e o nosso mais profundo desejo comum: voltar a ter o João a 200%!!!!!!!!!!!!

Beijinhos
ACG*

Inês disse...

As vezes é mesmo difícil acreditar que tudo se passou mesmo... o aperto no peito é gigante..! Imagino q tudo t pareça eterno, demasiado lento... mas cada momento é uma etapa que tas a ultrapassar, e o pior já SUPERASTE!! E com a garra e determinação que tão bem te caracterizam vais dar a volta por cima!! Tens aquela estrelinha.. sabes lutar pelo que queres!! Por isso joão, força e não desanimes nunca! tas bem acompanhado...;) acho q o s.josé vai ter mm d arranjar guest list e começar a barrar a porta com o pessoal todo que te quer visitar...;P beijao enormee!! Melhora rapidooo!!

Anónimo disse...

bem... n sei o k dizer e talvez mm nem te lembres de mim ja vai algum tempo k n nos vemos a escola acabou e alguns contactos perdem-se, mas so passei mm pra me aliar a esta corrente de força, beijos e as melhoras
sandra

Anónimo disse...

Quando fiquei a saber d td isto nem quis acreditar ... e dpois d ter lido este texto n me sai da cabeça a tua situação ... cmu é possivel isto acontecer???:( n me conheces e eu praticamente tbm n te conheço bem ... mas n podia deixar d passar aqui e vir dar te força! Es lindo , e tens uma vida pela frente, enfrenta isto como obstaculo q eu sei q vais ultrapassar ... mais q n seja com a ajuda d tds estes amigos/familia q teem vindo aqui dar te força e que eu sei que estao a sofrer com o q te aconteceu! Vou estar sempre aqui deste lado a rezar e a torcer para q tudo corra bem ctg , e tds os dias eu vou vir aqui para saber noticias tuas, e vou estar com um sorrisao d orelha a orelha cda vez q ler q estas a melhorar! Tou a torcer tanto por ti .. nem imaginas! As melhoras e lembra te ... DEMORE O TEMPO Q DEMORAR TU VAIS CONSEGUIIIR*

Anónimo disse...

O meu filho tambem joga nos juvenis do Odivelas, e em pequeno tambem teve um problema grave, relacionado com queimaduras no corpo e na face que o levaram para a cama do hospital durante 33 dias, com varias intervenções cirurgicas. Com a ajuda de todos, em especial da familia, conseguiu ultrapassar a situação e tornar-se naquilo que é hoje, um miudo forte e feliz. É esta a mensagem que te queremos transmitir, LUTA juntamente com todos aqueles que te querem e amam, e vais ver que dentro de pouco tempo, voltarás a ser FORTE e FELIZ !
FORÇA!!!

Bruno Santos disse...

tio manolo es o maior sem duvida,i obrigado pelas noticias fantasticas do nosso amigo!!

Caldinhas,ja fomos presos num país k n é o nosso,i mm axim na altura gozas-t com a situação pedindo-m pa fingir k chorava,i tu rias-t...sei k nesta situação vais passar por cima com a mm trankuilidade de smp...as melhoras rapidas i um granda bjinho do teu porkinho**

helena disse...

um beijinho grande po joao=)
helena e daniela (directamente do condominino de s.mamede)

helena disse...

ah e n me posso eskecer o joao dores(kuik) mandou um beijinho tbm*

Anónimo disse...

piri espero q fiques bem rapidamente porque tens muita gente a torcer por ti e a tua espera! =) um beijao de melhoras
carolina piri

Anónimo disse...

SPECIAL PLACE - JAHCOUSTIX

It´s one of those days when you sleep late
And ya don`t care about anything at all
One of those days out of 24/7
Where nothing matters at all

It´s one of those days when you go to a special place
And you feel ya mind is drifting away

Far away, far away, take me away to that special place (2x)

It´s one of those days when you can`t think straight
And you´re missing last nights paradise
One of those days when you see no light
One of those days when you feel no pride
One of those days you run away and hide

Far away, far away, take me away to that special place (2x)

When ya wake up and your feeling weary
Wanna go back to that special place
Can`t sleep at night cos your afraid of dreaming
Inna dream realltiy you have to face

Far away, far away, take me away to that special place (2x)

It´s one of those days when you sleep late
And ya don`t care about anything at all
Then you sit there chill and reminisce about ya special place

Far away, far away, take me away to that special place.


Gostava que pudesses ouvir esta musica...
cada dia que passa sem termos noticias tuas parecem interminaveis.
Abraço

Anónimo disse...

Ainda n consegui arranjar a net...falta de tempo,paciencia,nem sei! n consigo vir aqui tds os dias m qd n venho peço sp pa alg vir saber de ti e ler as novidades. hj vim e quis deixar um beijinho e o desejo de rapidas melhoras! va joao esta td a torcer por ti, qd te deres conta o qt es importante pa mt pessoas ainda vais ficar mais convecido do q ja es...m aguenta se bem ;)
bem, mais tarde volto pa saber o q o teu tio diz hj( jA percebi pq q gostas tanto dele e n te calavas um segundo..dá pa ver claramente o qt se adoram e rapidamente vao estar os dois juntinhos e com o xiko(o 2º cao mais giro de lisboa,ahah) q tb deve estar cheio de saudades tuas!!
Um grd bjao
Mariana

Anónimo disse...

velhos tempos saudade mm....fg nha mono nem akreditei kuando m disserao k tiveste um acidente i n podias ir jogar penssava k tinhas partido o bot(era melhor k tivese partido) i n konseguias xegar a tempo pa jogar o mister falou k tavas no hospital mas falou kalmamente pa nao nos preukupar no final do jogo oiço uma cena dessas k tuh meu white bro tinha sido electrokutado n kiss akreditar fikei mm fatela n da pa akreditar nos smp juntos smp... depois oiço k UM DOS MEUS MAIORES AMIGOS tinha feito uma cena dessas n kis akreditar...keria vert mas n podes receber visitas :S...:S....N AKREDITOH MM.....se FORTE meu puto se forte kero poder voltar a partilhar grandes momentos, grandes jogadas, brinkar komo smp tuh meu puto o rei dA FELICIDADE o homem k n deixa ningeum mal ninguem triste smp kom boa desposiçao FORÇA...BOCKU....

Anónimo disse...

Querido João, 'Caldas' entre os amigos.. Como é irónica a vida! Quando menos esperamos, parece que algo aguarda para nos cortar a respiração.. Mas o mérito meu amor, está precisamente em conseguir ultrapassar os obstáculos da melhor forma possivel, e não tenho duvida alguma que com toda essa tua força interior e todas as pessoas maravilhosas que te têm apoiado (aproveito para deixar algumas palavras de real admiração ao teu tio, que tem sido mais do que impecavel), tu sejas capaz disso! :)
Tenho saudades querido.. parece que ainda foi ontem que apareceste de surpresa na minha festa com um sorriso enorme na cara e a dizer "vim so dar um beijinho à minha 'namorada preferida'=)", ou que ias ter connosco às piscinas antes dos treinos jogar uma cartada ou apenas dar um beijinho e perguntar "o que é que se faz logo?" :P Lembranças, recordações.. todas elas no meu coração, que agora para alem de as guardar com um enorme carinho, torce a 100% por ti!
Acredito que muitos e melhores momentos estarão pra vir, por isso trata de ficar bom rapido, sim? ;)
Supondo que posso falar em meu nome e de todos os teus amigos: Estamos aqui! A torcer por ti a cada segundo, pra te apoiar em tudo e mais no que estiver pra vir.. A abraçar-te com todas as nossa forças no pensamento! :) Um beijinho cheio de coragem, porque te adoro miudo =) *

tiago trankau disse...

isto tdo k ta akontecer parece tdo uma historia dakelas k akontecem smp aos outros akeles k nao konhecems i kdo nao konhecems passa.nos ao lado...so hj é k deixei aki marka pk antes nao konsegui esse artigo ta mto forte,é dificil imaginar.t ai nessa kama km taz,parado,koiza k so fazias kdo dormias né?!lool..va puto mas é logiko k vais kontinuar a jogar a bola,snao dps onde é k um gajo vai ver o schweinsteiger?!!ou o 30 o messi?!!essa kara kontinua linda km smp..porkinho feio!!va mano akele abraço i akele bju** k so te kustumava dar kdo markavas um golo,mas agr ja komecça a ser habito,eheh...bju**