sábado, 7 de julho de 2007

Cantar no duche

Público de 6 de Julho de 2007
Nesta semana mais musical, por assim dizer, comoveram-me particularmente o rapaz e o velho fadista mas também a voz do João a cantar no duche. Explico melhor.
João é outro rapaz sobre quem já escrevi muitas linhas nesta página. Há cerca de três meses teve um acidente muito grave que o deixou entre a vida e a morte durante semanas a fio. João tem 19 anos, estuda, faz surf, joga futebol e é um desportista nato. Giro como poucos, está sempre bem disposto e espalha uma alegria contagiante à sua volta. Amigo de muitos amigos, João sempre fez a vida que se faz nestas idades: aulas, (pouco) estudo, (muitas) saídas à noite, horas seguidas no computador e todo o tempo possível para estar com os amigos.
Na noite do acidente, João tinha ido com o seu grupo ao Lux e num gesto inadvertido subiu os degraus de um velho comboio de mercadorias que estava parado num terminal de comboios que parece abandonado, mesmo ao lado do rio. O facto de se ter aproximado de um cabo de alta tensão e de ter entrado num arco voltaico (julgo que se pode dizer assim) fez com que se incendiasse e ficasse com queimaduras muito graves em mais de 60% do corpo. Abreviando uma história que foi particularmente dolorosa para ele e para quem esteve mais próximo, o João conseguiu sobreviver apesar da extensão da área queimada e da profundidade de algumas queimaduras.
João não tem pai e vive há muitos anos com o tio Manel que, apesar de ter apenas 35 anos, não ser casado nem ter filhos, é mais do que um pai para ele.
Assisti ao calvário diário do Manel nas longas semanas em que o João permanecia em perigo de vida, partilhei o sofrimento de toda a família e vivi com surpresa e exaltação todas as melhoras e conquistas do João. Vi o Manel cuidar dele com amor, li o que foi escrevendo num blog que criou para dar notícias sobre ele e todos os cuidados com que o acompanhou durante os meses em que esteve internado na Unidade de Cuidados Intensivos. Vi-o enche-lo de beijos na testa enquanto ele dormia, dar-lhe a mão mesmo quando ele não sentia, escrever-lhe coisas em folhas de papel quando ele estava acordado mas não podia falar e permanecer firme e confiante à sua cabeceira dias inteiros.
Vi-o rir para ele e com ele mas também o vi chorar quando o João não podia ver.
E é por isso que o mail recebido esta semana, a contar simplesmente que o João estava a cantar no duche me comoveu particularmente.

Laurinda Alves

49 comentários:

nobre disse...

Até parece que já foi à séculos.

Comovente...

nobre disse...

ass: rita
r

Eu mesmo disse...

Pelos vistos tudo continua andado, o regresso e lento, mas vai-se regressando.. Boas novas espero em breve.. Cordiais saudaçoes..

Anónimo disse...

Tudo acabou na perfeiçao. :)*

Anónimo disse...

epah ja nem me lembrava k tal coisa tinha acontecido ;) k xatice é knem parece k nada aconteceu tas fofo e tranquilo como sempre...
**(",)**jufax pa tds

Anónimo disse...

ouvi a tua história no programa em k estives-t na tv........e j´li o blog td........mt coragem k tives-t

continua......

Anónimo disse...

acabei de ver o programa na sic.
comecei a ver a meio, mas senti logo que aquilo seria uma historia de amor incondicional. deu para reflectir, até pessoalmente.
força.
obrigado

Anónimo disse...

Acabo de te ver na tv.. ng diria plo k passast..mais gatoh k nk!! apesar de nao t conhecer axo k és o maior exemplo de coragem e de luta!! axo k és tb o maior sortudo plo grande tio k tens a teu lado. grande tio manolo!! tu e ele estao de parabens!! ja tive a ver o blog td..e a emoçao surge ate de uma estranha k nk t viu na vida.. desejo t td de bom..axo k agora melhor do k nk vais viver a vida em grande!! pk mais k td e tds o mereces!! maiores felicidades.. beijinho enorme p ti..td de bom!! beijo gande tio manolo!!!
****

Anónimo disse...

Uma grande lição sem dúvida apesar d só conhecer a tua história admiro-te tanto, todos te admiram.
Bjx***

coelho disse...

oi estive a ver a entrvista na sic e fez-m lembrar o q eu passei a cerca d ano e meio atras... uma vez q sofri um grave acidente d trabalho em q fiquei com queimaduras em cerca d 90% do corpo por isso sei bem o q passas-t... tambem ñ tinha hipotese nenhuma d sobrevivencia... mas graças a deus estou agora a falar cntg...!!! estive ai na unidade d queimados do hospital d santa maria d lisboa.... gostava d poder falar um pouco cntg no msn... benfilipe_11@hotmail.com... sempre q precisares d um amigo tens m a mim q passei por uma situação parecida...


abraço fica bem

Anónimo disse...

ola.! estava á pouco a ver o programa 'contacto' da sic e deparei-me com a história do joão. Não tinha conhecimento desta história, mas estive atenta ao que relataram no programa e queria desde já dizer que admiro muito a vossa coragem por terem contado a história na tv. Esta é uma história de um certo modo muito bonita pelo amor incansavél de tio sobrinho. Queria também deixar muita força para o joão continuar a recuperar depressa e que volte rápidamente com muita força a jogar com os seus companheiros. comprimentos. p.s.:eu também sou viciada no msn.=D.

Anónimo disse...

esse grande tio que vale tudo. podes dar graças a deus por o teres joão! =) beijos para vocês

Catia disse...

Que 'historia' comovente...
A força de vontade de Joao, a sua vontade de lutar pela vida, o apoio dos amigos e principalmente do seu tio...
Fizeram com que este tragico episodio se transformasse num final feliz.
Derrotaste a morte...es um vencedor...um sobrevivente!
Desejo.te o melhor! =')


http://perninhas69.hi5.com

Anónimo disse...

Deparei-me eu também com o programa da sic já a meio, mas deu para perceber toda a história, e dar os parabéns a esse grande TIO e ao João também. Serão sempre uns vencedores.

Força...
bjnhos grandes para os dois

Anónimo disse...

uma história de amor, uma história de coragem, de luta, talvez de desespero, mas uma história que felizmente acabou em bem! e todos os amigos voltaram a ver essa cara lindissima que tens joão. =) sim és menino muito bonito. =P . Bjs e continua a lutar e a vencer os obstaculos da vida.! =D . p.s.:anuskaribeiro_92@hotmail.com

Anónimo disse...

espero que com tantas mensagens ainda haja tempo para ler a minha.
Há coisas efectivamente fantásticas e o Tio Manolo, é garantidamente uma delas. É impressionante o poder de alguém que no meio da angústia, do desespero mas também da confiança e esperança, consegue manter uma força invencivel.
Eu, que imediatamente devorei todos os posts, consegui rir da forma como muitas vezes este tio dava a volta á situação. No entanto teve o poder de me emocionar imaginando o João como alguém que sempre me foi extremamente chegado.
Vou tomar nota do n.º de tel. pois acho que se algum dia estiver num poço, nada nem ninguém me faria de lá sair com tanta facilidade.
Pura e simplesmente divinal, quem me dera ser assim.

Entre Culturas disse...

Boas...estáva em casa muito bem descansada kdo a minha mãe me chamou para ver o que estava a passar no programa CONTACTO na sic, um caso que ela presenciou a entrada no Hospital de São José (e que nunca mais esqueceu), na noite em que eu mesma dei entrada tb em risco de vida, com uma crise de asma, também lá passei uma semana um tanto ou quanto para o bem mal :) mas tb dei a volta por cima, ainda não estáva na altura de nos irmos embora não é João :)))embora embora, só mesmo para casa :) Tudo de bom para e ti, teu tio e para as pessoas k te apoiaram e te deram força :) Ahhh e para as minhas tb :)
Um grande beijo para todos.

Patty

http://intercambiosculturais.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá João! Tenho palavras para te dizer desde o dia em que a Isabella me ligou a chorar a contar o que te tinha acontecido na noite anterior... Vim algumas vezes ao blog, li muitas coisas, mas quando queria transportar para as letras tudo o que pensava e desejava, bloqueava e o tempo de que não dispunha não ajudava a concentrar-me. Mas queria que soubesses que desde esse dia pensei muito em ti...transferindo-te muita energia curativa...falando também com a Isabella transmitindo-lhe força e fazendo com que esta pensasse em ti JÁ bom e recuperado...que foi exactamente o que fiz...nem coloquei outra hipótese, só te vi recuperado, cheio de força e a jogar futebol como tu tanto gostas... Confesso que também te vi a brincar com os meus gatinhos eh eh eh Brincadeira...esses já sei que gostas deles com alguma distância :) E foi assim...pedi muito ao Universo para te deixar cá e bem recuperado...e só acreditei nisso! Apesar de não te conhecer bem vejo que és um miúdo cheio de vida e ainda tens muito pela frente...isto foi só uma "curva" na tua vida ULTRAPASSADA...faz parte da tua (e não só)aprendizagem e evolução no percurso da vida. Agradece; por mais estranho que te pareça. Afinal o que interessa é que estás vivo e bem! Agora contiuarás a recuperação e bola para a frente! Também tive uma curvinha na vida em Dezembro, longe de tudo e de todos...e agradeço até hoje...com o que me aconteceu o facto de estar viva não tem preço e é o mais importante!! Ainda têm que me aturar muuuiiitto tempo!! ih ih ih E a ti também! Não deve ser difícil! ;) Parabéns João! Muita força e desculpa a minha tardia mensagem...mas acredita, estive contigo - estiveste comigo nos meus pensamentos e nos meus desejos! Parabéns também ao Tio! Uma energia indispensável! A força aparece quando pensamos que já não a temos... Um beijinho especial João e...aparece! NAMASTE * PAZ * Márcia (amiga Isabella) não sei se me conheceste como Liliana ... :) é o mesmo eh eh

P.S. - Liguei a tv, vi-te e...agora tinha de ser...foi ligar o computador e deixar os dedos fluirem no teclado através do coração.

néé . disse...

acompanhei a história no programa contacto e não pude deixar de passar por aqui para homenagear não só o João . Mas também o ti Manolo. Peça, a meu ver, fundamental na recuperação do Joao !


AS MAOIRES FELICIDADES *
são um exemplo *

beijinhos*

Anónimo disse...

Olá :)
Venho por este meio dizer q o João e a sua força e coragem me fascinaram! O tio Manolo mostrou-se uma pessoa daqelas q são as melhores pessoas do mundo :) É absolutamente fantástico todo esse grandioso amor, toda essa maravilhosa relação entre o tio e o João*
Hum, já agora, acho q o Manel não devia encerrar o blog... Por mais q houvesse falta de noticias, o senhor escrevia super bem, textos fantásticos q nos induzem a reflectir :)
Parabéns a este tio q é do melhor * Parabéns a este sobrinho q é um lutador pra sempre vencedor!

Beijinhos pra voces :) Muita força sempre*

[Se o João qiser falar um pouqito no msn (eu adorava***) deixo meu e-mail: didokax@hotmail.com]

> Diana

Anónimo disse...

Acabei de vos ver no Contacto...
Ñ haja dúvida k a voxa "historia" é comovente!... xou meia despistada e ñ tinha ouvido falar da tua historia, joão. max hj aprendi uma grande liçao de vida!... tu e teu tio xao um exemplo de coragem, força e amor..
Espero k a tua recoperação continue komo ate aqui, a correr bem...e k um dia deste te veja a jogar futebol.
bjoex pa ti e po teu tio!!!

carolinaslb19_29@hotmail.com

Anónimo disse...

estou pr'aqui a ver o blogue á cerca de 15 minutos ou mais não sei, e não me canso de ler estas páginas maravilhosas de um certo modo! este tio incansavél que é o tio manolo, o amor por este sobrinho(LINDO) e esta força, esta luta que encoragem qualquer pessoa para continuar sem ligar aos pequenos problemas da vida enfrentálos com coragem e esperança que amnhã vai ser melhor.! um tio exemplar este que muitos de nós gostariamos de ter.

Anónimo disse...

ola.. vi o programa da sic k mexe com o sistema se qualquer pessoa... tiveste muita coragem e muito apoio, principalmente do tio Manolo...

muitas felicidades pra ti**

P.S.: ja k es um viciado em msn... hehe deixo-te o meu mail caso kerias dizer algo!!! iria gostar.. (martinhakida1988@hotmail.com)

beijinhos****

ass: Martinha

irene disse...

Olá Ti Manel e João,

Estou neste exacto momento a ver o programa contacto na sic e fiquei deveras emocianada com o história do João.
Quero aqui deixar os parabéns ao Joao pela sua recuperação, pela sua força e coragem.
Ao tio Manel quero dizer que é, como pessoa, um exemplo a seguir: demonstrou o que é amar e o que é ser realmente uma familia. Acredite, não são todas as pessoas que têm essa felicidade.

Bem haja

Irene Abreu
( da ilha da Madeira)

Anónimo disse...

Olá ! Chamo-me Cátia e tenho 14anos. Posso dizer que não conheço o João pessoalmente, mas que fiquei a conhecê-lo melhor depois de ler todos os posts do "tio Manolo". Acho que apesar de tudo, esta "aventura", foi uma lição de vida, não só para o João e familiares, mas para toda a gente que se sente encurralada na vida. O João mesmo sofrendo, não desistiu, lutou por ficar bom... sorrindo para a vida, quem sabe sorrir, sabe viver.
Não costumo deixar comentários em bloges, mas hoje, estáva a ver o "Contacto" quando ouvi a História de Vida do João e do seu Tio. Decidi então entar no bloge que tanto aparecia no rodapé da TV. Confesso que quando comecei a ler estes posts sentidos, me vieram as lágrimas aos olhos, e já não queria mais nada se não ler até ao fim.
As pessoas decerto não se imaginam numa situação destas, e se fosse eu, se eu me visse encurralada na vida (coisa que mais detesto), acho que não teria tanta força como o João. Porque em situações de fraqueza, deixo-me ir abaixo, mas são as pessoas que nos são tudo (familiares e amigos) que nos ajudam a lutar. E o "Tio Manolo" é um exemplo de um grande acompanheiro numa luta tão dificil...

Felicidades a todos :D

Anónimo disse...

Ola! como ja algumas pessoas o fizeram, sou apenas mais uma pessoa que estava a ver o CONTACTO, e viu esta historia de verdadeira e grande coragem, que foi a tua e a do teu tio.

se kizeres falar (claudia_alez@hotmail.com) ***

Anónimo disse...

ola joão e tio manolo :P
vi a entrevista na sic.. nem sei porque estava a ver tv alias ja estava prontissima para sair de casa mas colei me ao ecrã..
e pensei em deixar um comentário apenas no blog a dizer que vos admirava e ficar por ai mesmo...
mas porque havia dizer isso se mal conhacia a história???!!
então sinceramente estive aqui quase duas horas a ler o blog post por post para poder dizer algo com fundamento... agora sim posso dizer que vos admiro!!
primeiro ao João sem duvida, é preciso ser se muito forte para se aguentar tanto tempo num hospital e ter força para sorrir a cada dia..
acredito que hoje devas ser uma pessoa diferente do que eras e que dÊs mais valor a vida, sem duvida tu es a prova viva que existem milagres e que a força do amor é bem superior a tudo o resto!!
e claro o tio tb tem que ser homenageado pois revela um amor incondicional (coisa que hoje em dia já parece uma raridade)....
tenho pena de não ter sabido antes da existencia do blog e nao ter podido daru ma força mas ainda bem que o vim ler com as melhores noticias possiveis que estas bem...
sou apenas uma desconhecida, mas olha de certo e por muitos anos que viva nunca me esquecerei de voces :P
sinceramente e acho que diz tudo ADMIRO-VOS...
bjinhos para os dois e felicidades vcs merecem **************************

Anónimo disse...

Olá....Eu chamo.m Rafael e vivo em Ovar! Vios aos dois no Contacto e acho que voces os dois mostraram a grande força de viver.. e nao desistir... Parabens aos dois
Xau e recuperaçao boa Joao! Força!

Anónimo disse...

Esta história de vida marca!
Tenho uma história q acnteceu com a minha tia n completamente igual mas parecida!!
A minha tia à 8 anos (acho eu), com 20 e tal anos com um filho de meses ia pra o seu trabalho como normalmente fazia, trabalhava numa fábrica de cortiça!
NUm dia de trabalho houve um problema na caldeira em q ela se encontrava até q explodiu, como imaginam a fábrica ardeu completamnte e era quem mais fugia de dentro dela, até q alguem se aprcbeu q a minha tia tinha ficado la dentro e um senhor arriscando a sua vida salvou a, ficando com ligeiras queimaduras mas a minha tia com 90% do corpo queimado. Toda a família desesperada, sem esperanças e os médicos tb n acreditavam na sua sobrevivencia, pq eram queimaduras de 3º e 4º graus, mas com grande forca e dps de 16 cirurgias e longos meses no hospital e dps da recuperaçao ja em casa e as idas constantes aos hospitais hj pode se dzr q apesr de todo o sucedido é uma grnde mulher superou tdo à cerca de um ano teve um 2º filho coisa q nngm acreditava e faz tudo sem limitações.
Eu era uma pita de para aí 8 anos qd isto se sucedeu e lembro me q um dia ia visitar a minha tia com o meu avô e ela sem eu cntar apareceu me á frente, ela chamou me mas eu n tive coragem de ir á sua beira n acreditava q aquela pessoa q estava á minha frnte era a tia q eu conhecia, sem cabelo; completamnte desfigurada e a chamar "Tânia, anda aqui á tia"
n consgui as pernas sem forças, hj arrependo me n ter ido, pq sei q era precioso para ela, enfim as pernas n deixavam!!
Mas o q hoje mais admiro nela é o seu sentido de humor pq apesar das mazelas q o corpo mostra ela n tem vergonha de nnguem e quem esta á beira dela certamnte n está mal dsposto!!
Desculpem lá a massada, mas a hstoria do joao fez me lembrar a minha tia e achei importante :)

grande xuxu tio e xuxu sobrinho

Beijinho e forca pelo teu caminho fora João!!
a vossa família deve ser so bonitoes


Tânia

Anónimo disse...

tavass tao lindooo na televisao :) mas a recordação dos velhos caracolinhos da sec de caneças ainda me ficam na memoria!

sem brincadeiras.. ahh grandeee joao!

Unknown disse...

Adorei ler este blog dos pés a cabeça.
É por estes motivos que continua tao certo o ditado:

Criar é amor parir é dor.

Os meus parabéns ao tio Manolo pelo amor que tem ao João e ao João pela força que tem e pela sorte que tem em ter um tio dessa qualidade (só pode vir a ser um optimo PAI).
Existe sempre uma forma de continuar este blog
pois depois de se fazer maravilhosas amizades na blogosgera e dificil largar tudo.
porque não deixar um link numa ultima postagem (e o joão continuar este blog para estar com os amigos dele)e fazer um blog agora só para o tio Manolo poder estar com os amigos que o queiram visitar no novo blog existem sempre coisas novas para se escrever: piadas, fotos interessantes como a do pinheiro e não só.
Felicidades para os dois!!!!

Anónimo disse...

bem acho que vcs são muito corajosos o "tio manolo" e o "xuxu"
xD por tudo o que pasaram deream volta por sima a conseguiram parabéns vou deixar o meu imail de kiserem falar comigo
tambem sou mt visioada no msn bjs e joao es um boracho :)

Anónimo disse...

bem sou eu de novoA CATIA e aki fica o meu mail kero mt falar com o burachinho do jaoao xD ESPERO K A NAMORADA NAO FIXE ZANGADA BJS E NAO ACABEM COM A HISTORISA COMO HJ DISERAM NU CANTACTO DIS O XUXU CASOUSE O XUXU TEVE 1 FILHO BJS AOU 2 O MEU E-MAIL=CATIA_CATINHA_FERNANDES@HOTMAIL.COM

Anónimo disse...

ola!
Hoje estava eu em casa sentada no meu sofa a ver o "CONTACTO", qando d repente aparecela um rapaz com uma hitoria q me fez vir as lagrimas aos olhos pois tinha uma historia super interesante. Fiqeicom curiosidade e vim ler este blog todo, desde 1º dia.
O q mais se destaca e a forca q tu tives-te para te agarrares a vida, pois e preciso ter mt coragem para superar isto td.
parabens pa ti e po "tio manolo"!
bjs e ate algum dia!!!!!! :)

Anónimo disse...

Olá aos dois...
Pois é,sou apenas+1pessoa k assistiu hj ao "contacto" e,n resistiu a dar 1espreitadela...1verdadeira liçao d vida foi o k vcs m deram.Sou ainda jovem(julgo ter a idade do joao)cm kkr pessoa desta idade,vou-m descobrindo,e ao ter conhecimento desta historia,parei e pensei.Ás vezes somos mesmo pekenos,pensamos ter o maior dos problemas ,keremos desistir,damos importancia a tanta meskenhice e dp,d repent,levamos 1abanao,qd constatamos um sorriso tao puro,1força e persistencia tao incriveis..mesmo dp d tanta adversidade,mesmo dp d tds os"pke cmg?"k certament surgiram!Sei k n passo d uma estranha,por isso,kero apenas dar-vos os +sinceros parabéns,e agradecer-vos por hj m terem ajudado a desenhar num esboço d mulher,desperta e conscient para a vida!
Ps:.AH!!Quase m eskecia,preciso d dizer o pke d axar k tem d continuar com est blog??

Anónimo disse...

Hoje vi o programa e achei bastante bom, vocês terem mostrado a “vossa história” ao público. Demonstrou um grande acto de coragem, dado que recordaram momentos tristes, e de solidariedade para pessoas que estejam em situações tão ou mais complicadas do que a que ele se encontrava, e que com a história do João sintam vontade de viver, de dar a volta por cima que por vezes parece uma coisa inalcançável.
Queria dar os parabéns aos dois pela força que tiveram e continuam a ter, e é bom ver a relação que vos une.

Novo disse...

Parabéns pela força e coragem.
Felicidades.

Anónimo disse...

Olá.

Estou a ver que o programa da sic fez chegar a todas as pessoas deste nosso pequeno mundo que para além de se ter apenas 19anos, de se ser tão jovem e por vezes tão inocente, que temos de pensar sempre positivo, no futuro, e nunca desistir do que realmente queremos.

Dou os PARABÉNS a esse TIO (que se fosse meu chamar-lhe-ia PAI) e sem dúvida dar os PARABÉNS ao João que tão novo mas com tanta coragem superou tudo.

Eu tenho apenas 18anos, mas sei, que se tivesse passado por tudo aquilo que o João passou, certamente não teria aguentado!

Por fim, gostava de sublinhar, que fico contente pelo João, pelas suas melhoras e que tudo vai voltar ao normal. Todos nós, Portugueses, acreditamos nisso.

BOA SORTE e continua tão giro como o és =)

PS- hoje no programa dizes-te que não tinhas namorada, certamente pensas que nos enganas, mas não consegues..eheh..tou apenas a brincar contigo. muitas felecidades. até dava o meu mail para ficarmos amigos, mas podes levar a mal =/

Beijinhos para os DOIS **

vou passando ca para saber noticias...

Anónimo disse...

mas João se quiseres passa no meu hi5: aninhasfashion.hi5.com =)

Anónimo disse...

olaaaa
bem pelu vistu sou mais uma q viu u programa...
quer dizer eu veiju nos dias em q n trabalho...
=P
bem
so sei dizer
q foi uma historima msm interesante
ganda tio
ele nao teve so a sorte de ter
u tiu espetacular comu us amigus i u restu da familia...
eu inda nao li o blog todu
porq n sou mt amiga de ler td de uma ves
mas j li u mes de março
=P
depois logu leiu u restu...
pos nu sub nick du meu hi5
para us meus amigus ir la dar uma olhadela...
=D
bem comu istu e bom
so admiradoras ne juao?!
loOL
admiru u tio
sau us dois foufinhus...
=P
bem n dou u meu blog
pk sempre q faxu eskesume sempre da palavra passe
mas doute a du meu hi5
devem saber
alias td a jente sabe
ne?!
praticamente toda a jente tem...
(axu)
mas se forem ver u meu hi5...
n liguem mt
porco eu sou def
entau akilo ta td def
=D
e este:
http://mimmmmmmmmmmmmm.hi5.com

bem esperu q u joao tenha uma komtinuaçao de recuperaçao otima
e q o tio comtinu com um sorizo na cara de ver o joao feliz
xauxau
um green day para vc's
xD

Anónimo disse...

haaaaaaa
bem era so para dizer q enganeime numa parte do coment
=D
numa parte era para dizer porqe eu sou def
enganeime
esperu q percebam
desculpei
=D
hasta

Anónimo disse...

boa noite!
vi-vos hj no contacto, programa da SIC, e devo dizer k m comoveu bastante a vossa historia.
estive fora de portugal ate meios de junho e pouco sabia do que se passava por portugal, por isso, so mesmo hj é que tive conhecimento da vossa historia.
So passei pa vos deixar um comentario de força.
a vida da voltas e voltas e tds elas acontecem por alguma razao.
muitos beixus
Zeza Barros

Anónimo disse...

ola chamu-me susana e vi-te no contacto...
adorei a tua historia de vida, pura e simplesmente unica...
tivests e tens muita força...
u teu tio e simplesmente fenumenal, u apoio qe ele te deu foi incondicionavel...
espero qe recuperes cada vez mais para alem de simpatico es simplesmente um "gato" :D
esperu qe te corra td bem...
se qiZeres dizer alguma coiza deixU.t u meu e-mail ....
susana_xuxah@hotmail.com
bjinhU

Anónimo disse...

oi...eu n conheço o joao nem tao pouco o "tio manolo"...vi-vos hoje no "contacto" e axei a voxa historia fascinante, ate porque no final de 2006 tive uma experiencia similar de dor e desespero, porque um tio meu esteve 2 meses internado na unidade de cuidados intensivos...tal como com o joao foi um milagre ele ter sobrevivido, ja q tudo apontava em sentido contrario...so paxei por aqui mm para desejar ao joao a continuaçao de melhoras, e dizer-lhe que ele deve ter mt orgulho no tio ja que pelo que li, ele sente um amor incondicionmal por ti...beijao

Anónimo disse...

de susana: nao resisti depois de te comentar decidi, ler todos os comentes, e simplesmente magico o qe voces fiZeram...
eu diria qe os jovens de PORTUGAL pararam par vos ver...
apesar de ter comentado nao resisti em voltar a sentar-me em frente ao computador e ver o qe conseguiste fazer a cabeça destes jovens portugueses...
tenho 14 anos e um futuro grande pela frente, mas com tantas lições de vida que aprendo todos os dias acho que nao será dificil no futuro ser uma cidadã melhor.
nao quero qe este comentariu se torne mais um na vossa lista indeterminavel...
apesar de saber que isso vai acontecer... fico a espera de noticias vossas...
joao bjinhus e recupera eu vou passando para saber de noticias...
tio "manolo" es um pai que qualquer filho gostava de ter...
boa sorte pa td... bjinhU

Anónimo disse...

susana: desculpa mais uma coiza nao acabem com uma das coisas mais maravilhosas que tem na vossa vida o vosso blog....

Anónimo disse...

:O

Parece qe tda a gente viu o tal 'Contacto'. Eu gosto mais das 'Tardes da Julia'. xD

[ Just Kidding ] --'

Há mais comentários de raparigas, a dar o mail, do qe sei lá o qe. :S

Enfim, és um exemplo de Vida ! :D

__Mas eu, como gosto de ser diferente e anti-social não vou deixar aqi o meu mail ! x)'
__Mas Sim, Sou Dependent do MSN *.*

Mas o' João, [ Xuxo, se preferires ], es bem bOum, Oblaa'! xP *

BeijO <3 ^^.

Anónimo disse...

"Ola aos dois"(a msm forma cm comecei o comentario d ontem)..pk ate gostava d continuar a ter noticias vossas,e a aprender c/a vossa filosofia d vida,vou deixar-vos,n o meu mail,mas o endereço d hi5,atraves de la,tb posso obter uma resposta directa da vossa parte1Iria ser uma agradavel surpresa,confeço!Sendo assim..
http://teresacar.hi5.com
Espero uma visita!Teresa Ramos

Diana disse...

"Giro como poucos" não posso deixar de concordar. LOL beijinhos tio e sobrinho joão